UPF Serviços

Cetec recebe certificação na área de ensaios em materiais de construção civil

22/09/2022

15:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Centro Tecnológico de Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura da UPF está apto a atender às construtoras na obtenção do SiAC

O Centro Tecnológico de Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura (Cetec) da Universidade de Passo Fundo (UPF) se destaca pela realização de ensaios voltados ao controle tecnológico na construção civil e em obras de infraestrutura, que são oferecidos à comunidade. O espaço recentemente recebeu uma certificação na área pelo Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC), que qualificou ainda mais o trabalho desenvolvido.

Por meio de uma auditoria interna e externa, o Cetec foi qualificado como um laboratório fornecedor de controle tecnológico às empresas de construção civil, como, por exemplo, as construtoras e incorporadoras. O local possui competência para atender às exigências do anexo 7 do SiAC, que tem como base a norma NBR-17.025 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo a professora Dra. Aline Pimentel Gomes, o SiAC serve como um selo de qualidade e conformidade para a empresa e integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), que é uma ferramenta do Governo Federal, a qual busca garantir a qualidade, com obras marcadas pela segurança e durabilidade, e a produtividade do setor da construção a partir da sua modernização. “Um dos requisitos  do SiAC é a avaliação dos laboratórios que fazem os ensaios do controle tecnológico da empresa, neste caso, o Cetec”, comenta.

Para o responsável técnico do Cetec, engenheiro civil Eduardo Basso, a obtenção desta certificação tem como objetivo padronizar as metodologias, a fim de garantir a qualidade durante a realização dos ensaios tecnológicos desenvolvidos, em conformidade com as normas ABNT.