Ensino

Construindo conhecimento na prática

27/05/2022

15:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Curso de Engenharia Química da UPF desenvolveu concurso de geradores de hidrogênio

Diferente dos combustíveis à base de carbono, que geram gás carbônico e água como principais produtos da combustão, o hidrogênio é considerado um combustível limpo, já que a queima gera água como produto principal. Como forma de integrar conhecimentos e motivar os acadêmicos à experimentação laboratorial de modo interdisciplinar, o curso de Engenharia Química da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu um concurso de geradores de hidrogênio.

O projeto abordou conteúdos atuais de conhecimento e destacou a sustentabilidade e tecnologias limpas para a geração de energia. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Projeto Integrador I, com estudantes do terceiro nível, e teve coordenação do professor Dr. Vandré Brião. “Eles estudaram a teoria da eletrólise (princípio da geração eletroquímica do hidrogênio), apresentaram um projeto, e, então, puseram a mão na massa para construir os protótipos geradores de hidrogênio”, explica o professor. “O concurso possuía algumas regras. O volume máximo do reator era de 1 litro e os alunos deixariam o reator operando por 1 hora para gerar o gás hidrogênio, que era coletado em um saco plástico. Era, então, medido o volume de gás gerado, sendo este o critério para eleição do melhor reator. Por fim, foi testado se o gás realmente tinha poder de combustão, pela sua queima”, pontua.

O reator construído pelos acadêmicos Antônio da Silva, Paulo Talini e Raul Barboza gerou 5 litros de gás e conquistou o primeiro lugar. “Foi uma satisfação participar desse desafio. Tivemos que usar várias bases teóricas e, principalmente, construir. Fiquei fascinado porque gostei bastante de construir e ver o grande volume de hidrogênio que foi gerado. Acho importante ter o domínio da prática, pois isso contribui para o conhecimento necessário quando for prestar um serviço no mercado de trabalho”, disse o estudante Antônio da Silva, destacando que o grupo utilizou uma bateria de motocicleta para gerar uma maior amperagem, além de materiais caseiros. Os estudantes Ambra Rosin e Gabriel Moreira conquistaram o segundo lugar com 3,5 litros de gás produzido.