Pesquisa e Inovação

Parceria para fortalecer a pesquisa e gerar processos mais eficientes

11/08/2022

08:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

União de esforços entre a UPF e a Stara reforça a importância de desenvolver novas tecnologias para o setor agrícola

Formar parcerias para potencializar os negócios, oferecer melhor eficiência nos serviços de empresas da região e fortalecer a pesquisa e a inovação tecnológica são ações que integram o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Projeto, Processos de Fabricação e Materiais da Universidade de Passo Fundo (Lintec/UPF). Parceiros de longa data em outros projetos, a Instituição e a indústria de máquinas e implementos agrícolas Stara se unem novamente, dessa vez, para uma cooperação mútua juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF), buscando fomentar a pesquisa e melhorar os processos da empresa.

A união de esforços entre a Instituição e a empresa considera o impacto que o setor agrícola tem para a economia.

“O desenvolvimento de novas tecnologias de projeto e processo é de suma importância para manter a competitividade no mercado, ofertando um processo de fabricação inovador, assim como o produto desenvolvido pela empresa”, destaca o gerente de Engenharia de Manufatura da Stara, Atilano Roberto Baú, ao ressaltar que a parceria fortalece a busca pela excelência do produto, implementando de forma sólida as oportunidades de melhorias mapeadas nos estudos científicos realizados pelo Lintec. “As ações estratégicas realizadas em conjunto com a Universidade desenvolvem o capital humano de ambas as partes e oportunizam aprendizado para o estudante a nível de indústria em um cenário diferente do encontrado em sala de aula, além do desenvolvimento de propriedade intelectual”, afirma.

A partir da realização da pesquisa serão gerados alguns benefícios como o aumento da integridade estrutural do produto em sua aplicação, oportunidade da redução do peso do implemento, aumento da durabilidade dos conjuntos críticos, resultando também em uma melhor satisfação dos clientes.

A pesquisa consiste em avaliar o processo de soldagem e apresentar melhores configurações de propriedade mecânica e metalúrgica para a necessidade da empresa, a fim de melhorar o processo e o desempenho de campo. Atualmente, o mestrando do PPGPPF, Henrique Soares Zanin, dedica-se de forma exclusiva ao projeto, desenvolvendo pesquisa por meio do programa CNPq MAI/DAI, juntamente com acadêmicos da graduação em Engenharia Mecânica.

“Um projeto como esse é importante não só aos nossos alunos, mas a comunidade como um todo percebe a nossa capacidade técnica e nossa estrutura laboratorial que possibilita desenvolvermos uma solução pertinente tanto às pequenas empresas da região quanto para uma indústria do porte da Stara, que está entre as maiores do mundo no setor agrícola”, pontua o coordenador do Lintec, professor Dr. Charles Leonardo Israel. 

O coordenador do PPGPPF, Dr. William Haupt, também participa dos estudos, que terá duração de 24 meses.