Ensino

Ajustando asas para voltar a voar

23/06/2022

09:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Equipe do Projeto Aero Design, do curso de Engenharia Mecânica da UPF, retoma atividades visando competição nacional e internacional

Muitas ações ficaram paradas durante a pandemia e, por esse motivo, estão sendo atualizadas e revitalizadas agora, com a retomada das atividades presenciais. Para os estudantes do Projeto Aero Design, o momento é de tirar a poeira das asas dos aviões em aeromodelo em escala reduzida radio controlado, e ajustar os lemes para que a Equipe Aerocócus possa participar de competições nacionais e internacionais.

O trabalho envolve estudantes e professores do Instituto de Tecnologia e do curso de Engenharia Mecânica. De acordo com o professor Leandro Dóro Tagliari, que assumiu a equipe, o novo grupo tem passado por treinamentos e está aprendendo sobre as particularidades dos aeromodelos, que envolvem a compreensão sobre as asas, aileron, flape, estabilizador horizontal, profundor, leme, estabilizador vertical, trem de pouso, spinner, hélice e motor. “O projeto diz respeito a concepção do aeromodelo em escala reduzida radio controlado e tem por objetivo a competição SAE Brasil Aero design, um evento de nível internacional, em que a cada ano é lançado um novo regulamento para cada categoria”, pontua, ao lembrar que os envolvidos estão atualizando os modelos a partir do que já foi feito em anos anteriores.

Em 2022 a equipe Aerocócus busca a adequação de um aeromodelo para a realização do vôo solo, com o objetivo de conseguir acesso a competição regular. “Para o ano de 2023 será necessário construir três protótipos de aviões para o campeonato brasileiro. Será um grande desafio”, observa o professor.

Integram a nova equipe os acadêmicos Camila Figueiredo, Alan Cristian Bagestan, Jardel Pagnussat, Débora Moraes, Caio Zandona, José Tres e Richard Lauxen. 

Primeiro passo é conquistar o acesso

Os estudantes têm em mente dois processos. Primeiro, eles precisam reformar o avião, recondicioná-lo e fazê-lo voar. Esse voo será gravado para ser enviado ao Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, onde será avaliado. O segundo momento, depois de aprovados, é construir um novo modelo, com foco na competição. “Temos que projetar e passar por todos os testes. Feito isso, temos um piloto que fará o voo para a equipe, enviaremos para os engenheiros da aeronáutica avaliar e aí temos que trabalhar para participar na classe regular no próximo ano. Neste ano, queremos retomar e conseguir a vaga, para depois nos dedicarmos para ingressar nas categorias nacionais e, mais tarde, nas competições internacionais”, pontua Alan.

Neste primeiro momento são definidos alguns critérios, como as dimensões-limite, peso máximo e o mínimo de carga útil que a aeronave carregará. O professor Leandro explica que o projeto aerodinâmico da aeronave influencia diretamente nessas definições, e estas servem como seus principais objetivos e parâmetros. “O cálculo estrutural e resistência, possibilita a estabilidade da aeronave em vôo, nesse sentido existe um grande trabalho técnico por trás do projeto no intuito de obter-se o máximo desempenho. O projeto conceito é feito a partir de metodologia de desenvolvimento de produtos, essa experiência traz para os estudantes as vivências práticas que são implementadas no dia a dia da vida profissional do Engenheiro Mecânico. E qualquer estudante de Engenharia pode participar do Projeto, por ser multidisciplinar e abordar várias áreas do conhecimento”, observa.