Ensino

Projeto Baja da UPF retoma as atividades

23/08/2022

11:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo

Equipe Mas Baja Tchê está selecionando estudantes interessados em participar das próximas competições

O Instituto de Tecnologia da Universidade de Passo Fundo (Itec/UPF) seleciona acadêmicos para participarem da equipe Mas Baja Tchê, do Projeto Baja. O projeto é voltado a estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção e os desafia a projetar, fabricar e testar um veículo off road (chamado Baja) visando sua comercialização. A equipe da UPF existe desde o ano de 1999 e participa das competições Nacional e Regional promovidas pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE Brasil).

Conforme explica o coordenador do projeto na UPF, professor Dr. Márcio Walber, a criação do veículo tem como padrão o motor com potência de 10 HP. “As premissas do projeto são desenvolver um veículo que apresente grande competitividade e baixo peso, aliado a grande resistência e durabilidade, seguindo o regulamento imposto pela SAE Brasil, o que exige muitos conhecimentos técnicos da área de engenharia”, afirma, ao pontuar que o projeto, assim como as competições, tiveram uma pausa durante a pandemia, mas que agora estão sendo retomados. “Para esta nova fase, vamos avaliar as modificações do regulamento e montar um veículo com inovações através de redução de peso com materiais de alta resistência e também sistema de telemetria”, comenta.

O projeto oferece aos acadêmicos a oportunidade de ampliar os conhecimentos e prepará-los para o mercado de trabalho. Entre as atividades dos estudantes estão desenvolver o projeto mecânico do veículo, acompanhar a fabricação, realizar testes, e ainda confeccionar um relatório técnico em forma de artigo científico, que posteriormente será apresentado nas competições perante uma comissão avaliadora formada por juízes e profissionais credenciados pela SAE Brasil, especialistas no ramo automotivo.

Os estudantes interessados em fazer parte da equipe Mas Baja Tchê podem acessar o formulário AQUI até o dia 2 de setembro. Mais informações estão disponíveis AQUI.