Ensino

Estudantes da Engenharia de Produção apresentam projetos realizados em empresas da região

13/09/2022

15:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Engenharia de Produção, apresenta os ganhos obtidos pela região por meio da realização dos trabalhos de conclusão de curso e de estágio, trazendo o protagonismo dos seus estudantes na atuação com o mercado. 

O objetivo dos trabalhos é de capacitar os acadêmicos para atuarem como empreendedores e agentes de mudança afim de identificar oportunidades, prevenir, solucionar problemas e propor melhorias relacionadas às atividades de projeto nas mais diversas áreas. Na X Mostra de Apresentação de Estágios e de Trabalhos de Conclusão de Curso, que ocorreu na modalidade on-line, nos dias 29 de junho e 05 de julho, foram apresentados 31 projetos pelos estudantes, sendo possível contabilizar dados considerando o ganho gerado na redução de custos das empresas durante o período de um ano. A estimativa é que o valor alcançado nas melhorias apresentadas foi de R$ 3.901.182,34. 

As áreas dos trabalhos nos quais os ganhos puderam ser contabilizados abrangeram: o setor de alimentos, visando a redução dos desperdícios e manutenção adequada de máquinas e equipamentos; o setor metalmecânico, voltado para a melhoria em processos produtivos, como o uso de processos alternativos e dispositivos para a melhoria nos processos; o setor moveleiro na implantação de melhorias nos processos de fabricação e gerenciamento de estoques; e o setor de joias no uso do planejamento financeiro. Nestas áreas, a maior representatividade ficou no setor de alimentos, abrangendo 76% dos ganhos obtidos. 

De acordo com o professor Dr. Anderson Hoose, coordenador do curso de Engenharia de Produção, o crescente aumento nos preços dos alimentos, têm sensibilizado os alunos na área da Engenharia de Produção. “Os estudantes têm buscado soluções que reduzam o desperdício nos alimentos nas atividades de estoque, transporte, manuseio, manutenção de máquinas e equipamentos que são utilizados para o processamento dos produtos. Estas melhorias podem impactar na qualidade e custo do produto que chega ao consumidor”, comentou.

Ainda, foram realizados trabalhos em outras áreas, nas quais não foi possível mensurar os ganhos financeiros de forma imediata, mas os resultados podem ser percebidos por meio de outros aspectos, como: melhora na gestão de estoques no setor metalmecânico, no setor de móveis, no setor de telecomunicações e na compra de insumos para a propriedade leiteira, elaboração de procedimentos operacionais para o setor de alimentos, elaboração de procedimentos para prevenção aos acidentes de trabalho, entre outros projetos.

Os trabalhos foram desenvolvidos em empresas nos municípios de Passo Fundo, Não-Me-Toque, Carazinho, Marau, Nova Prata, Serafina Côrrea, entre outros.

O Cronograma de Apresentação dos trabalhos, realizado nos dias 29 de junho e 05 de julho pode ser conferido AQUI.

Confira abaixo os resultados: