Ensino

Conectando a Engenharia de Produção com os desafios do futuro

19/08/2022

15:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

VII Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção ocorre nesta sexta e sábado, dias 19 e 20 de agosto, no Campus I da UPF

Considerado um dos maiores eventos do Sul do Brasil na área da Engenharia de Produção, o VII Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção (Sigepro) ocorre nesta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de agosto, na Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento reúne estudantes, professores, pesquisadores e profissionais para debaterem o tema “Conectando a Engenharia de Produção com os desafios do futuro”.

O Simpósio é organizado pelo Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção (NUGEEP) e, nesta edição, tem o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Engenharia de Produção. O evento conta com a participação de convidados que são referências nas suas áreas de atuação.

Coordenador do curso de Engenharia de Produção da UPF,
professor Me. Anderson Hoose

Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Produção da UPF, professor Me. Anderson Hoose, esta é a primeira vez que a Universidade sedia o evento de forma presencial e também é a primeira edição realizada fora da Região Metropolitana do Estado. Para ele, debater os desafios e tendências da área contribui para o aprendizado dos acadêmicos e a evolução das empresas. “No Brasil, a Engenharia de Produção é a segunda engenharia mais cursada e mesmo sendo uma área nova, mostra todo o potencial que tem para tornar a indústria mais competitiva. O profissional dessa área hoje é muito procurado pela indústria. Temos uma gama de serviços, produtos e processos que a Engenharia de Produção consegue trabalhar e que faz com que as empresas evoluam e se tornem mais competitivas”, avalia o professor.

Para o acadêmico do 8º nível de Engenharia de Produção da UPF e presidente do NUUGEP, André Escandiel Leonhardt, eventos como o Simpósio contribuem para a formação acadêmica, já que proporciona novos conhecimentos e a possibilidade de networking. “Trouxemos assuntos bem pertinentes, todos eles relacionados ao tema do evento, que é conectado a engenharia de produção com os desafios do futuro. Tivemos cerca de 140 inscritos, que são estudantes e professores que vêm de todo o RS, o que faz com que nosso curso também se torne mais conhecido em todo o estado”, afirma.

Sociedade 5.0 e Indústria 5.0

O primeiro palestrante do evento, Mateus Panizzon, apresentou
os desafios e tendências na área da indústria

A palestra de abertura foi realizada pelo professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mateus Panizzon, que apontou algumas tendências relacionadas aos termos Sociedade 5.0 e Indústria 5.0. Segundo ele, o conceito de indústria 5.0 foi lançado recentemente, em 2020, na União Europeia e não deve ser considerado uma quinta revolução industrial.

“A indústria 5.0 é vista como uma evolução do conceito da indústria 4.0, em que se coloca o trabalhador no centro do processo. Uma das perspectivas é tornar as indústrias mais humanas, mais resilientes e mais sustentáveis. Com isso, o foco sai um pouco da questão tecnológica e torna-se tecnológico e humano também”, explica o professor, ao pontuar que isso muda diversas perspectivas, entre elas, a relação entre trabalhador e máquina.

No Brasil, de acordo com ele, o conceito ainda levará alguns anos para ser colocado em prática. “Ainda estamos no processo de entender o que é a indústria 4.0 enquanto aplicação de tecnologias disruptivas para gerar maior nível de produtividade, flexibilidade e novos modelos de produção. Com a chamada do Sigepro foi como conectar a engenharia de produção com os desafios do futuro, buscamos trazer esses dois conceitos, que buscam trazer elementos de futuro de como as indústrias e a sociedade vão se organizar para utilizar novas tecnologias visando melhorar a qualidade de vida humana, o que representa também uma nova perspectiva para as áreas da engenharia de produção”, ressalta.

Evento contempla intensa programação

A programação do Sigepro contempla palestras, visitas técnicas, debates e apresentações de trabalhos referentes ao tema, como gestão das organizações, processo produtivo, pesquisa e tecnologia. O evento conta com a participação de convidados que são referências nas suas áreas de atuação e ocorre no auditório do prédio B6, Campus I da UPF. A programação completa pode ser conferida AQUI.