Ensino

Pontes de Espaguete: aprendizado e diversão marcam a competição

08/06/2022

17:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Realizada desde 2007, a Competição de Pontes de Espaguete é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos obtidos no curso de Engenharia Civil, especialmente na disciplina de Análise Estrutural I. Além disso, a atividade rende momentos de expectativa e descontração durante o ensaio das estruturas. A competição de 2022 ocorreu na noite de terça-feira, 07 de junho, e contou com 16 equipes.

Os estudantes tiveram como desafio construir uma ponte utilizando somente espaguete e cola. Assim como nas edições anteriores, a estrutura deveria resistir à aplicação de cargas. Neste ano, a competição teve novidades: as estruturas deveriam ser construídas com treliças de banzos paralelos, e, em caso de empate de resistência de cargas, venceria a ponte de menor peso.

Equipes vencedoras

As equipes que obtiveram os melhores resultados foram:

1º - Acho que aguenta

Alisson Morais de Oliveira, Marcos Vinícius Michelon e Tiago de Oliveira

2º - Trinca mas não quebra

Alison Scalon Funke, Gabriel dos Santos Lucatelli e José Carlos dos Santos

3º - Pedro, Paula e Santiago

Pedro Gabriel Missio, Paula Missio Goulart e Santhiago Ávila

Com apoio do Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Dafear), as três equipes melhores colocadas receberam medalhas. Os integrantes da equipe que conquistou o primeiro lugar também receberam troféus e o livro Análise Estrutural Para Engenharia Civil e Arquitetura: Estruturas Isostáticas, do professor Dr. Moacir Kripka.

As premiações foram entregues pelos organizadores da competição, os professores Dr. Moacir Kripka e Dr. Guilherme Fleith de Medeiros, e pelo coordenador do curso de Engenharia Civil, Me. Vinícius Scortegagna.