Universidade

Engenharia estrutural: principal evento sul-americano é organizado pela UPF

21/09/2022

16:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Realizadas há mais de 70 anos, as Jornadas Sul-americanas de Engenharia Estrutural reúnem pesquisadores e profissionais que são referência em seus países

O principal evento de engenharia estrutural da América do Sul é organizado pela Universidade de Passo Fundo, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng/UPF), em 2022. As XXXIX Jornadas Sul-americanas de Engenharia Estrutural começaram nesta quarta-feira, 21, e seguem até sexta-feira, 23/09. Palestrantes, pesquisadores, profissionais e estudantes de diversos países, como Chile, Venezuela, Argentina e Espanha, além de diversos estados brasileiros, estão entre os participantes.

A reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, participou da cerimônia de abertura, oportunidade em que agradeceu à Associação Sul-americana de Engenharia Estrutural (ASAEE) por confiar à UPF a organização deste evento, realizado desde 1950. “Tenho certeza que essa trajetória longeva já inspirou muitos profissionais de diferentes idades, porque temos aqui iniciantes e pessoas com bastante experiência, e isso inspira todos a criarem, a inovarem, a superarem desafios”, declarou.

A longevidade e relevância do evento também foram destacadas pelo presidente da ASAEE, Dario Lauro Klein. “As jornadas têm se caracterizado pela crescente integração que promovem entre os países da América do Sul, constituindo-se em um fórum para troca de conhecimentos científicos e tecnológicos, nas áreas de engenharia estrutural, tecnologia dos materiais e patologia das edificações”, afirmou. Klein lembrou que esta é 12ª vez que as jornadas ocorrem no Brasil.

O presidente desta edição das Jornadas, professor do PPGEng/UPF Zacarias Martin Chamberlain Pravia, lembra que a candidatura da UPF para sediar o evento foi aprovada em 2016, para a edição que ocorreria em 2020, ano em que o evento completou 70 anos. Em função da pandemia a realização foi adiada, e ocorre em 2022, de forma remota. O professor Moacir Kripka (PPGEng) também atua na organização do evento, como presidente da comissão científica.

Ainda é possível se inscrever para as atividades que ocorrem nos próximos dias. A programação e as inscrições estão disponíveis no site do evento.