Ensino

A tecnologia como mola propulsora do conhecimento

12/08/2022

10:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Tendo a inovação tecnológica como um de seus atributos, o Itec integra as áreas de arquitetura, computação e engenharias da UPF

Inovação tecnológica e empreendedorismo são características que fazem parte do Instituto de Tecnologia da Universidade de Passo Fundo (Itec/UPF), instalado oficialmente nesta quinta-feira,11 de agosto. A primeira reunião de congregação da unidade reuniu professores, a reitoria e também foi o momento de empossar os novos coordenadores dos 10 cursos das áreas de arquitetura, computação e engenharias que integram o Instituto.

O diretor do Itec, professor Dr. Carlos Leonardo Sgari Szilagyi destacou que, por meio de um trabalho em conjunto, estão sendo pensadas novas oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento, pesquisa, extensão, empreendedorismo e negócios.

“A UPF vive um período histórico, de ricas e profundas transformações e este momento enseja em mim a oportunidade de poder contribuir com a instituição de uma forma inovadora. O Itec tem por característica a inovação tecnológica e o empreendedorismo e, com isso, vem desenvolvendo parcerias importantes com grandes empresas do setor tecnológico, assim como com entes públicos, para que, em conjunto, possamos desenvolver novos produtos, métodos e negócios que incentivem o crescimento e o bem-estar de nossa região, contribuindo assim, com o papel comunitário da UPF”, afirma o diretor.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, comentou sobre esse novo desenho organizacional que visa qualificar ainda mais o ensino e tornar os processos mais estratégicos.

“Num tempo desafiador para todos são essas novas possibilidades que nos fazem crescer. Que vocês produzam muito a partir deste encontro de duas unidades que já tinham afinidade, mas que poderão fazer algo diferente agora estando num espaço organizativo novo. Essa nova organização trabalha com novas diretrizes, novos currículos porque entendemos a necessidade de qualificar ainda mais nossos cursos, mantendo toda a bagagem que trazemos ao longo de 54 anos e permitindo uma otimização e uma interação maior entre todos nós”, destacou.

Conheça os novos coordenadores:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Jaqson Dalbosco
Arquitetura e Urbanismo - Juan José Mascaró
Ciência da Computação (B) - Eder Pazinatto
Engenharia Ambiental e Sanitária - Cleomar Reginatto
Engenharia Civil - Maciel Donato
Engenharia de Computação - José Maurício Carré Maciel
Engenharia de Produção - Anderson Hoose
Engenharia Elétrica - Jocarly Patrocínio de Souza
Engenharia Mecânica - Márcio Walber
Engenharia Química - Edesnei Barbosa Brião