Ensino

Acadêmico e professor do curso de Arquitetura da UPF são premiados em concurso nacional

28/07/2022

15:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Equipe de Passo Fundo foi a vice-campeã do concurso

O professor do Instituto de Tecnologia da Universidade de Passo Fundo (Itec/UPF), Dr. Marcos Antonio Leite Frandoloso, e o acadêmico do 10º nível do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, Douglas Antonio Risson, integram a equipe do escritório Arqatualiza, que foi premiado em segundo lugar no Concurso Nacional de Projetos de Arquitetura Iconicidades, Clube dos Ferroviários: Centro de Inovação e Economia Criativa Santa Maria.

O concurso é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil e Conselho de Arquitetura e Urbanismo, e busca tornar as cidades gaúchas mais inovadoras, criativas e empreendedoras por meio da revitalização de espaços potencialmente icônicos.

Na primeira fase do programa, os municípios com mais de 100 mil habitantes enviaram propostas de projetos para a seletiva, sendo que cinco cidades foram escolhidas: Rio Grande, Pelotas, São Leopoldo, Cachoeirinha e Santa Maria. Após, foram lançados os editais de concurso nacional de projeto de arquitetura buscando soluções criativas e inovadoras para cada cidade.

Com reconhecimento, curso da UPF se destaca novamente no cenário nacional

Projeto de revitalização do Clube dos Ferroviários de Santa Maria

A equipe de Passo Fundo desenvolveu um projeto para a revitalização do Clube dos Ferroviários de Santa Maria e alcançou a segunda colocação devido à interpretação traduzida enquanto proposta de projeto, que apresenta resolução coerente da interface público-privada, entre a rua e a praça interna. Também foram identificados como pontos positivos a manutenção da ambiência do segundo pavimento do sobrado, da empena não tombada voltada à rua Dr. Vauthier e também a volumetria da antiga cancha de bocha.

Liderada pela arquiteta e urbanista Ana Paula Wickert, a equipe do projeto também é composta pelas arquitetas Débora Schöffel e Liliany Schramm Gatterman e pela acadêmica Liriany Wagner. A comissão organizadora relatou que foram realizadas 17 inscrições, tendo sido 16 homologadas. Destas, 14 enviaram as propostas dentro dos prazos determinados pelo Edital. Participaram escritórios de todo país.

Para o professor Frandoloso, com este reconhecimento, mais uma vez o curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF se destaca no cenário de premiações nacionais e internacionais, consolidando seu papel na formação de profissionais habilitados a propor soluções para as comunidades locais, regionais, e, sobretudo, de abrangência universal.

Projeto de revitalização da Gare foi referência para criação do concurso

O projeto de revitalização da Gare Espaço Gastronômico de Passo Fundo foi referência para a criação do programa Iconicidades pelo Governo do Estado. A implantação da revitalização também foi liderada pela arquiteta Ana Paula Wickert, ex-professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, enquanto atuava como secretária de Planejamento de Passo Fundo.