Universidade

Trilhas ecológicas fortalecem o vínculo entre a UPF e a comunidade

14/12/2022

15:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Tainá Binelo

Projeto voltado a estudantes de todas as idades visa estimular o contato com a natureza e o uso sustentável de áreas protegidas da Universidade

Trocar a sala de aula por uma experiência em meio à natureza. Essa é a proposta do projeto de extensão Trilhas Ecológicas: Conservação, Saúde e Educação Socioambiental da Universidade de Passo Fundo (UPF). Voltado para estudantes de todas as idades, desde o ensino fundamental até a pós-graduação, o projeto propõe desbravar espaços de preservação ambiental que proporcionam conhecimento e inúmeras formas de aprendizado a quem participa.

Para o coordenador do projeto, professor Me. Raphael Loureiro Borges, a ideia é promover o uso sustentável de áreas protegidas e estimular práticas corporais de aventura, fomentando o cuidado com a saúde e o ecoturismo local e regional. “O fato da urbanização distanciar o contato humano da natureza mostra que momentos como esse têm sido cada vez mais valiosos. Então, nossas trilhas buscam estimular esse contato com a natureza, integrando atividades de aventura, atenção plena, conservação e biodiversidade”, explica.

Ao todo, são três trilhas disponíveis para a comunidade, duas localizadas no Campus I da UPF e uma outra na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). “A trilha histórico-cultural completa passa não somente pelas áreas de preservação, mas por praticamente todo o Campus, juntando a história da UPF com os aspectos ecológicos. É recomendada para todo o tipo de público, mas, principalmente, para aqueles que querem um trajeto mais extenso. A outra no Campus é a trilha da APP, que passa por uma das áreas de preservação permanente do Campus e finaliza com uma atividade de slackline, recomendada para público que busca algo relacionado a esportes e aventura”, pontua o professor, que também destaca uma terceira opção mais voltada aos acadêmicos da Universidade, que é a visita à RPPN, um espaço de 32,2 hectares voltado à conservação da natureza, que protege a vegetação natural ao longo do Arroio Miranda e seus afluentes.

Estudantes de todas as idades participam das atividades

Ao longo de todo o ano, mais de 600 pessoas conheceram os espaços de preservação da UPF por meio do projeto. Entre elas, estiveram os estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Nunes de Castro, de Passo Fundo. “Pensamos em trazer nossos estudantes para um ambiente diferente, para conhecerem uma outra realidade além da deles. Para muitos deles foi a primeira trilha que fizeram na vida, então foi muito legal, eles adoraram a experiência”, conta a professora Ana Graboski, que esteve acompanhando as crianças na atividade.

Projeto fortalece a curricularização da extensão

Além do contato direto com a natureza, as trilhas ecológicas fortalecem a curricularização da extensão entre os cursos de graduação da Universidade. Acadêmicos de Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina, além da pós-graduação, como PPGCiamb e PPGECM, entre outros, puderam participar da atividade abordando temas como preservação da flora e fauna nativa, importância do contato com a natureza para a saúde física e psicológica, desmatamento e importância das áreas de preservação, variando a abordagem de acordo com cada curso e disciplina. Algumas disciplinas do curso de Educação Física, como Atividade Física Junto à Natureza e Esporte e Atividade de Aventura ao Ar Livre, utilizam as trilhas de diferentes formas e fazem parte dos conteúdos das disciplinas.

A estudante de Educação Física - Bacharelado, Gabriela Moretto Vieira, vivenciou na prática a experiência de aprender em meio à natureza. “Moro perto do centro da minha cidade, mas minha casa é rodeada de fauna e flora. Participar da trilha só aumentou a minha admiração pelas atividades realizadas ao ar livre. Tive a oportunidade de realizar duas trilhas e as mesmas me proporcionaram um lindo contato com o ar puro, sons especiais, obstáculos naturais e muitas risadas. O projeto Trilhas Ecológicas nos oportunizou viver esta experiência, fazendo com que a UPF se torne única, um lugar que não apresenta apenas prédios lindos e sim uma linda natureza ao seu redor”, disse a acadêmica que é natural de Arvorezinha.

Como participar de uma trilha na UPF?

As atividades do projeto Trilhas Ecológicas: Conservação, Saúde e Educação Socioambiental funcionam de acordo com o calendário acadêmico. Para agendamento, basta entrar em contato com a equipe pelo e-mail trilhas@upf.br, telefone (54) 3316-8308 ou Instagram @trilhasupf