Ensino

União para potencializar ainda mais a área da saúde

05/08/2022

15:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Reunindo 11 cursos, Instituto da Saúde foi instalado oficialmente nesta quinta-feira (4)

Formar profissionais comprometidos em cuidar da saúde das pessoas de maneira humanizada está entre os eixos que norteiam o Instituto da Saúde da Universidade de Passo Fundo (IS/UPF). A unidade de ensino foi instalada oficialmente nessa quinta-feira, 4 de agosto, durante a primeira reunião da congregação, que reuniu professores e empossou os novos coordenadores dos 11 cursos que integram o Instituto.

Oferecendo uma formação interdisciplinar, a unidade reúne os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. 

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin comentou que esta iniciativa visa potencializar ainda mais o conhecimento na área da saúde e fortalecer a formação dos profissionais.

“Precisamos desse olhar interdisciplinar e nada melhor do que fazermos isso já durante o processo formativo, sem perder a essência de cada curso. Que esse momento do nosso Instituto da Saúde seja muito rico para potencializar cada área e fazer nascer novas possibilidades. Temos alguns cursos que transcendem o tempo dos 54 anos e outros mais jovens, mas todos nasceram dessa origem forte da saúde na nossa região, por isso temos um espaço fantástico para nos desenvolvermos”, destacou a reitora.

O diretor do Instituto da Saúde, professor Me. Fabiano Chiesa, destacou a importância deste momento para a Universidade e de se manter um trabalho em conjunto. “A UPF deixa claro seu compromisso com o ensino de qualidade, com a comunidade, com a produção de pesquisa, a internacionalização e a tecnologia. Não são poucos os desafios que iremos enfrentar, mas com muito trabalho coletivo chegaremos lá. Tenho certeza que juntos somos mais fortes”, disse o diretor do Instituto da Saúde, professor Me. Fabiano Chiesa.

Durante o encontro, o pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dr. Antônio Thomé, apresentaram as principais mudanças de cada área. O presidente da FUPF, Luiz Fernando Kramer Pereira Neto também esteve presente na inauguração.

Conheça os novos coordenadores:
Ciências Biológicas - Noeli Zanella
Educação Física - Márcio Tellechea Leiria
Enfermagem - Sandra Maria Vanini
Estética e Cosmética - Alessandra Paula Merlin
Farmácia - Miriam Teresinha Knorst
Fisioterapia - Alexandre Marek
Fonoaudiologia - Luciana Grolli Ardenghi
Nutrição - Valéria Hartmann
Odontologia - Juliane Bervian
Psicologia - Livia Garcez
Serviço Social - Giovana Henrich