Ensino

Atuação de residentes multiprofissionais da UPF amplia e qualifica serviços na rede municipal de saúde

04/11/2022

08:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Com a participação dos profissionais, unidades de saúde de Passo Fundo conseguiram expandir ações junto à comunidade, desenvolvendo capacitações e ações preventivas

De um lado, residentes encontram um cenário de prática que possibilita desenvolver ações e aplicar conhecimentos. De outro está a Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo, que pode contar com um número significativo de profissionais que se juntam às equipes das unidades para prestar atendimento à comunidade. Há mais de uma década, os programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade de Passo Fundo (UPF) estão inseridos na rede municipal de saúde do município. A parceria é benéfica tanto aos profissionais que buscam vivenciar experiências práticas, quanto às pessoas da comunidade, que recebem atendimento integral e humanizado.

Atuação nas unidades de saúde serve como cenário de prática dos profissionais

Os residentes atuam nas diversas unidades de saúde espalhadas por Passo Fundo. “A Atenção Primária (AP) serve como cenário de prática aos profissionais residentes, onde atuam com o princípio básico de promover ações voltadas para prevenção de doenças. Sendo assim, eles desenvolvem ações junto às pessoas, famílias e à coletividade”, destaca o coordenador de ensino e serviço da Secretaria Municipal de Saúde, Nedio Bedendo.

Atuação na rede municipal possibilita aprendizados e experiências

Hoje, cerca de 110 residentes de cinco programas de residência da UPF atuam junto às unidades de saúde do município atendendo a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo Bedendo, a partir da participação dos profissionais residentes, as unidades do município conseguiram ampliar as ações junto à população, desenvolvendo capacitações e ações preventivas.

Os profissionais se envolvem em ações como o Programa de Saúde nas Escolas (PSE), campanhas de vacinação e datas comemorativas, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, além de campanhas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

“Os residentes, na maioria dos casos, são profissionais recém-formados, que ao estarem inseridos nos diferentes cenários de prática da atenção primária à saúde e às experiências dos profissionais da rede municipal de saúde corroboram significativamente na melhoria e qualidade dos serviços prestados nas unidades de saúde do município”, afirma o coordenador, ressaltando que outra atuação relevante deles ocorreu durante toda a pandemia, quando assumiram o processo de triagem dos pacientes junto à unidade de referência do município, atividade que permanece até o momento.

Atendimento nutricional está entre os serviços oferecidos pelos residentes

Para a farmacêutica preceptora, Mônica Boeira Webber, vinculada à Unidade Básica de Saúde do Bairro José Alexandre Zachia, a presença dos residentes multiprofissionais amplia o leque de atendimentos na unidade e qualifica as visitas domiciliares, realizadas a pacientes que têm dificuldades de deslocamento. “Com o trabalho dos residentes, a comunidade tem a oportunidade de receber atendimento em áreas como nutrição, farmácia, fisioterapia, enfermagem, entre outras. Isso qualifica também as visitas domiciliares, pois conseguimos montar uma equipe com profissionais de cada área, que, juntos com a agente comunitária de saúde, realizam visitas aos pacientes que não conseguem se deslocar até a UBS”, afirma. 

A prefeitura conta, atualmente, com dez profissionais preceptores, que são responsáveis por coordenar os residentes. “Receber residentes também faz com que a gente busque mais qualificação, estude mais e esteja mais por dentro de novidades para conseguir recebê-los”, salienta a farmacêutica, pontuando que, quinzenalmente, a equipe promove capacitações abordando temas de todas as áreas de atuação. 

UPF inscreve para programas de residência até o dia 16/11

A UPF está com inscrições abertas para seis programas de residência: Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso, voltada aos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição; Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer, para os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social; Multiprofissional em Atenção ao Câncer, voltada aos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; Multiprofissional em Cardiologia, para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; além da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, para profissionais da Odontologia; e Residência Integrada em Medicina Veterinária, voltada para médicos veterinários.

As inscrições para os interessados em participar da seleção podem ser feitas pelo site www.upf.br/residencia até o dia 16 de novembro. No processo, o candidato deverá escolher a área de formação, o programa e a instituição executora do seu interesse. 

As formações têm caráter de curso de especialização lato sensu e são oferecidas na modalidade de residência presencial, visando qualificar os profissionais graduados no âmbito do ensino em serviço. Os residentes selecionados receberão do Ministério da Saúde uma bolsa auxílio de R$ 4.106,09.

Mais informações podem ser obtidas no site dos Programas de Residência da UPF.