Universidade

Uma nova Clínica de Psicologia à disposição da comunidade

14/10/2022

12:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Com um espaço amplo e moderno, Clínica Integrada da UPF atende as necessidades da formação acadêmica e oferece atendimento gratuito aos pacientes

Integrar espaços de aprendizado com serviços de interesse da comunidade é a proposta da clínica-escola do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF). Localizada em um novo e amplo espaço, no prédio I5, Campus I, a clínica conta com diversos consultórios, onde são realizadas consultas gratuitas de avaliação inicial e atendimentos psicoterápicos individuais, de famílias ou grupos.

Os atendimentos são prestados pelos acadêmicos de Psicologia, por meio de estágio curricular. “O usuário da clínica procura o serviço por estar em sofrimento psíquico, por se tratar de um momento delicado de sua vida, por isso, os atendimentos realizados pelos estagiários prezam pela humanização à saúde, buscando um olhar para a singularidade do sujeito, tratamento individualizado, ético, empático, com escuta ativa, atenção e acolhimento integral”, comenta a professora Me. Christianne Leduc Bastos Antunes, ao pontuar que os acadêmicos buscam acolher a crise do paciente e transformá-la em possibilidade de enfrentamento à vida.

Nova estrutura para melhor atender a comunidade

O novo espaço está localizado junto à Clínica Integrada dos cursos de Psicologia e Nutrição. A professora pontua que a reforma da nova clínica foi uma grande aquisição para o curso. “Essa nova fase dá continuidade ao trabalho realizado ao longo dos mais de 40 anos de existência do curso, buscando cada vez mais atender com qualidade e comprometimento o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos e dos professores, tendo como consequência um atendimento adequado às demandas de atenção à saúde mental da comunidade”, ressalta a professora, ao mencionar que somente nos primeiros seis meses de 2022 foram realizados cerca de 800 atendimentos na clínica.

A estrutura conta com um total de 17 espaços, sendo sete salas amplas para atendimentos infantil e adulto, uma sala de grupo, uma sala de Gesell, além de outras voltadas para a realização de supervisões, para uso dos acadêmicos, para os materiais e a recepção, posicionando a clínica-escola da UPF como uma das melhores da região. “O novo e moderno espaço conta com infraestrutura adequada para atender as necessidades da formação acadêmica e do atendimento à comunidade em geral”, pontua a professora Christianne.

Prática que gera conhecimento 

Mais do que oferecer um importante serviço à população, a clínica-escola é um espaço que prepara os futuros profissionais para o mercado de trabalho, por meio do atendimento humanizado aos pacientes que procuram pelo serviço. “Os atendimentos contribuem para ver na prática o que a teoria já descreve, a subjetividade humana e que cada pessoa deve ser vista com um olhar diferente, que cada dor é única e, portanto, nunca deve ser menosprezada”, destaca a acadêmica de Psicologia, Carolina Perutto.

Como buscar atendimento?

Os serviços oferecidos na Clínica Integrada da Psicologia incluem avaliação inicial, atendimento psicoterápico nas modalidades individual, família e casal; avaliações psicodiagnósticas e grupos psicoterápicos. 

Os atendimentos podem ser agendados presencialmente no prédio I5, Campus I da UPF, pelo telefone (54) 3316-8517 ou WhatsApp (54) 98432-8610. Inicialmente, a equipe fica com o registro na lista de espera e, à medida que são liberadas as vagas, entra em contato com o paciente para o agendamento da consulta.