Ensino

Residências UPF: qualificação, humanização e vivências práticas resultam em rápida contratação dos profissionais

20/10/2022

14:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Com a formação em uma residência multiprofissional os profissionais conquistam habilidades que os destacam no mercado de trabalho

O atendimento multiprofissional na área da saúde faz a diferença no tratamento de uma doença, pois possibilita aos profissionais uma visão mais ampla dos processos, resultando em tomada de decisões mais assertivas e melhor qualidade de vida dos pacientes. Essa experiência é proporcionada por meio dos programas de residência multiprofissional da Universidade de Passo Fundo (UPF). Desenvolvidos em parceria com instituições de saúde do município, as residências formam profissionais preparados, que se tornam bastante requisitados e são facilmente absorvidos no mercado de trabalho.

A farmacêutica Fabiana Andrighi fez Residência em Atenção Câncer

Ao vivenciar na prática a experiência de ser uma paciente oncológica, a farmacêutica Fabiana Andrighi percebeu de perto a importância de um atendimento humanizado, que a levou a tomar a decisão de entrar para a Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer oferecida pela UPF, em parceria com o Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF).

“Percebi a diferença que profissionais humanizados e realmente capacitados faziam no tratamento dos pacientes. Isso tudo serviu de inspiração para que eu me tornasse uma farmacêutica capaz de agregar a experiência pessoal com conhecimento profissional. A residência me fez não apenas aprender muito sobre a minha doença e o câncer em si, mas também proporcionou contato com profissionais incríveis, onde alguns, inclusive, haviam participado do meu tratamento ao longo da vida”, disse, destacando que o encontro, agora como profissional, foi uma realização que a fez ter certeza de que estava na área certa.

A presença diária no ambiente hospitalar, especificamente no setor oncológico, desenvolveu na profissional aptidão prática em atividades exclusivas do farmacêutico que a prepararam para assumir o cargo que exerce hoje, de farmacêutica oncologista da Unimed. “A atuação frente à pandemia me trouxe a segurança e autonomia para enfrentar um desafio tão grande que foi participar da construção da Clínica de Oncologia, centro de referência na infusão de medicamentos”, afirma Fabiana.

Vivências se transformam em conhecimento

Ao longo do período da residência, Fabiana teve a oportunidade de participar da implementação e da coordenação do telemonitoramento de pacientes com covid-19 promovido pela UPF, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo e os hospitais vinculados aos programas. “Contribui diretamente no desenvolvimento de um software de telemonitoramento voltado exclusivamente para acompanhamento de paciente com Covid-19, que posteriormente foi expandido para as unidades de saúde da cidade, sendo utilizado até hoje na rede básica”, comenta, destacando que, dessa forma, também pode ter um contato maior com a área administrativa da profissão, outro ponto forte para o trabalho que desenvolve hoje. “A residência cumpre um papel importantíssimo na construção de profissionais de saúde capacitados, com olhar humanístico e preparados para as adversidades do mercado de trabalho. E a UPF representa importante carreador para o sucesso deste processo”, observa a farmacêutica.

Experiências proporcionam contratação rápida dos profissionais

É durante a residência que o profissional tem a oportunidade de se especializar em determinadas áreas de interesse, agregando conhecimentos, competências e habilidades e aliando a teoria com a prática nos diferentes espaços de saúde. Durante o período da residência, são oferecidas diversas oportunidades para o residente conquistar espaços nas instituições parceiras ou mesmo através de vivências realizadas em intuições externas. A experiência e o preparo adquiridos fazem com que o profissional formado em um programa de residência seja frequentemente buscado e valorizado no mercado de trabalho. 

A UPF desenvolve, atualmente, seis programas de residência multiprofissional, em parceria com a Associação Hospitalar São Vicente de Paulo (HSVP), o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital Veterinário (UPF) e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo – Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Interior e Hospital Beneficente Doutor César Santos.

Segundo o coordenador da Residência Multiprofissional do HSVP, fisioterapeuta Douglas Pegoraro, a experiência que a residência proporciona é um grande diferencial para o mercado de trabalho.

“Como é baseada no ensino em serviço, o residente vivencia todas as atividades realizadas na rotina do campo de prática. É um profissional que se forma 100% preparado para atuar, isso aumenta muito as chances de contratação”, afirma o coordenador, destacando que a instituição de saúde já formou 142 residentes nas áreas de Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer e que mais da metade dos profissionais formados foram contratados pelo próprio hospital.

A coordenadora de Ensino e Pesquisa Acadêmica do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Marisa Diniz, afirma que a instituição contrata, em média, 60% dos profissionais que fazem residência no HC, nas áreas de Atenção ao câncer, Cardiologia e Bucomaxilofacial. “Atualmente, priorizamos no hospital a contratação de ex-residentes que tiveram a experiência de uma residência conosco. Mas o que tem chamado a nossa atenção é que, semanalmente, recebemos ligações de instituições de saúde de outros municípios pedindo referências de pessoas que passaram pelos programas de residências e isso nos deixa muito felizes porque sabemos que o mercado tem avaliado positivamente o profissional que já passou por um programa de residência”, ressalta Marisa, ao salientar.

“O residente tem mais de cinco mil horas de experiência in loco, vivenciando todas as situações e se apropriando do que é exigido do profissional, então quem passa por um programa de residência está muito mais preparado e se transforma em um profissional muito diferenciado”, diz a coordenadora.

Residências da UPF estão com inscrições abertas

A UPF inscreve para a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso, voltada aos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição; Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer, para os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social; Multiprofissional em Atenção ao Câncer, voltada aos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; Multiprofissional em Cardiologia, para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; além da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, para profissionais da Odontologia; e Residência Integrada em Medicina Veterinária, voltada para médicos veterinários.

As formações têm caráter de curso de especialização lato sensu e são oferecidas na modalidade de residência presencial, visando qualificar os profissionais graduados no âmbito do ensino em serviço.

As inscrições para quem deseja participar da seleção podem ser feitas pelo site www.upf.br/residencia até o dia 16 de novembro. No processo, o candidato deverá escolher a área de formação, o programa e a instituição executora do seu interesse. Os residentes selecionados receberão do Ministério da Saúde uma bolsa auxílio de R$ 4.106,09.

Mais informações podem ser obtidas no site dos Programas de Residência da UPF.