Universidade

Inscrições abertas para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde

28/07/2022

09:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estudantes de diversos cursos podem concorrer a bolas remuneradas

A UPF e a Secretaria de Saúde de Passo Fundo selecionam acadêmicos para atuarem como bolsistas remunerados do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde – Gestão e Assistência – 2022/2023. As inscrições para quem deseja participar estão abertas. As vagas são destinadas para estudantes dos cursos de Ciências Biológicas (B) e (L), Educação Física (B) e (L), Enfermagem (B), Estética e Cosmética (CST), Farmácia (B), Fisioterapia (B), Fonoaudiologia (B), Medicina (B), Medicina Veterinária (B), Nutrição (B), Odontologia (B), Psicologia (B) e Serviço Social (B).

O PET-Saúde/Gestão e Assistência contempla projetos que se proponham a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, visando o fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de promover a preparação de futuros profissionais da saúde para atuação colaborativa em eixos vinculados à gestão em saúde e assistência à saúde.

Inscrições
Interessados podem se inscrever até o dia 5 de agosto. Para isso, é necessário atender aos seguintes requisitos: estar matriculado e frequentando, no mínimo, o segundo semestre de um dos cursos contemplados no edital; ter disponibilidade de oito horas semanais/diurnas para desenvolver as atividades, sendo que duas horas podem ser desenvolvidas de forma remota; não estar cursando o último semestre do curso; não estar recebendo qualquer outra modalidade de bolsa auxílio no período de vigência do projeto (exceto Prouni/Programas de financiamentos institucionais); e preencher, até às 23h59min do dia 5/8, o formulário de inscrição disponível AQUI.

São ofertadas 40 vagas para acadêmicos bolsistas, sendo que o número excedente de estudantes será vinculado ao cadastro reserva. As bolsas concedidas correspondem ao valor de R$ 400,00 pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, para os alunos selecionados como bolsistas.

Seleção
O processo seletivo é composto de duas etapas. A primeira é constituída pela análise do formulário de inscrição e do memorial descritivo de cada candidato pela Comissão Avaliadora da seleção. A divulgação dos candidatos homologados na primeira etapa ocorre no dia 9/8, no site da UPF.

Já a segunda etapa acontece nos dias 10, 11 e 12/8, quando serão realizadas as entrevistas dos candidatos aprovados na primeira etapa, com análise curricular e defesa do memorial descritivo. O resultado será divulgado dia 15/8, também na página da UPF e por e-mail.

Mais informações podem ser conferidas no edital.