Esportes

Estudantes de Fisioterapia da UPF prestam atendimentos a atletas em jogos de futsal

14/11/2022

13:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividades ocorrem por meio da parceria com a Liga Sul Riograndense de Futsal (LSRDF)

Oportunizar que os acadêmicos vivenciem na prática o que é ensinado na teoria é uma ação importante desenvolvida pelo curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF). E um exemplo que mostra como esse trabalho acontece se dá pela renovação da parceria entre a UPF e a Liga Sul Riograndense de Futsal (LSRDF), que possibilita aos estudantes a realização de atendimentos junto aos atletas durante os jogos.

De acordo com o coordenador do curso, professor Me. Alexandre Marek, as atividades contemplam atendimentos dentro e fora da quadra, que são feitos pelos acadêmicos do último ano da graduação. Isso, segundo o docente, promove a familiarização deles com a fisioterapia esportiva. “O trabalho contribui de forma muito rica, porque é o momento no qual os estudantes têm para colocar em prática, em situações reais, tudo aquilo que aprendem em sala de aula. É quando é possível agregar ao seu aprendizado todo o conhecimento adquirido”, afirma.

Júnior Gulart é um dos acadêmicos que atende os jogadores. “Dentro da quadra nós atuamos geralmente em dupla. Sentamos ao lado da mesa de arbitragem, onde avaliamos o atleta, verificando se ele tem uma distensão, por exemplo, aplicamos um protocolo e analisamos se existe a possibilidade de retorno ou não do esportista à partida. Já fora da quadra temos montado o nosso QG, onde constam produtos e materiais para atendimento, sendo possível fazer uma avaliação mais minuciosa do jogador”, conta.

Para o estudante, participar da parceria tem sido algo bastante significativo em sua formação. “É uma experiência ímpar quando nos deparamos com a prática direta, essa por meio da parceria da Liga, a qual é formada pelos times da elite do Rio Grande do Sul”, pontua Gulart, mencionando que os próximos atendimentos dos acadêmicos serão nos dias 10 e 11 de dezembro, nas finais masculina sub-13, sub-14, sub-15 e sub-16 e feminina sub-16, sub-17 e sub-20 da LSRDF.

Englobando diversas categorias nos naipes masculino e feminino, a LSRDF se destaca pela promoção de competições estaduais. Conforme o professor Alexandre, o trabalho conjunto com a UPF qualifica ainda mais o curso de Fisioterapia e a Instituição.

Faça parte da UPF
Assim como o Júnior, você também pode ter uma experiência semelhante no curso de Fisioterapia, já que a UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2023. A formação é oferecida na modalidade presencial e tem duração de 10 semestres.

Além da Fisioterapia, a Instituição inscreve para mais de 50 cursos de graduação presenciais e oito na modalidade híbrida, disponíveis em Passo Fundo e na estrutura multicampi, nos municípios de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Para ingressar na UPF, os estudantes podem escolher uma das três modalidades ofertadas: prova presencial, prova on-line e nota da redação do Enem. A prova presencial está marcada para o dia 26 de novembro, às 14h, no Campus I. Quem optar por realizá-la, deve efetuar sua inscrição até o dia 22 de novembro, pelo site upf.br/ingresso.

Mais informações podem ser acessadas na página do Vestibular de Verão 2023.