Ensino

A ciência do cuidado foi tema da aula inaugural do curso de Enfermagem

09/08/2022

13:25

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo por meio do Instituto da Saúde (UPF/IS) promoveu na noite de segunda-feira, 8 de agosto, uma aula inaugural do curso de Enfermagem. O evento que teve como temática “Enfermagem: a ciência do cuidado no cenário de saúde brasileiro”, ocorreu no auditório Biomédico, no Campus II da UPF. 

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, saudou os estudantes veteranos e calouros do curso, destacando a importância da profissão para a sociedade. “Nós escolhemos cuidar da vida desde antes do nascimento, trabalhamos na perspectiva integral da promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, é uma profissão que deixa marcas profundas em nós como pessoas e profissionais, mas que também deixa marcas profundas a todos aqueles que convivem e que tem a possibilidade e ter o acesso ao nosso cuidado”, afirmou. 

O diretor do Instituto da Saúde, professor Me. Fabiano Chiesa, destacou a atuação do Instituto na formação profissional. “Nasceu um novo instituto na UPF e ele é o Instituto da Saúde, para a saúde e para a população. É dessa forma que começamos esse grande momento e temos certeza que vamos nos posicionar ainda mais no que nos propomos que é fazer a ciência do cuidado”, disse. 

A coordenadora do curso de Enfermagem, Me. Sandra Maria Vanini, também saudou os acadêmicos destacando a alegria de receber todos para um novo semestre. 

A aula inaugural foi ministrada pela enfermeira e Dra. Bárbara Letícia Duel Mayer, que relatou sua experiência como aluna e profissional da enfermagem, relatando experiências na gestão e empreendedorismo na área da saúde.