Universidade

UPF figura mais uma vez em ranking internacional na área de Ciências da Vida

26/10/2022

11:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Universidade foi novamente reconhecida pelo Times Higher Education pela atuação nos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Educação Física

A qualidade dos cursos na área de Ciências da Vida da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi novamente reconhecida pelo Times Higher Education. A publicação, divulgada nesta terça-feira, 25 de outubro, coloca os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Educação Física entre os melhores do mundo. Nesta nova avaliação, a Universidade cresceu em quatro dos cinco indicadores: pesquisa, citações, impacto comercial da pesquisa e perspectiva internacional. Além da UPF, apenas 5 outras instituições de ensino gaúchas aparecem no ranking. Ao todo, no Brasil, foram ranqueadas 52 universidades. 

O ranking de disciplinas de Ciências da Vida usa os mesmos indicadores de desempenho do Times Higher Education World University Rankings 2023. Esta é a segunda vez que a Universidade aparece na lista de melhores do mundo na área de Ciências da Vida. Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, esta é uma área que faz parte de nossa identidade, assim, ser reconhecida pela atuação dos cursos das Ciências da Vida ressalta o empenho de todo o corpo docente e técnico administrativo da Universidade que busca estar sempre atualizado para atender os novos desafios da comunidade em que estamos inseridos. “Baseado nos princípios da inovação e da inserção social, a UPF tem o compromisso de oferecer uma formação sólida, que busca soluções às necessidades atuais, e que gera impacto positivo na vida das pessoas. Estar novamente no ranking é um reconhecimento de todo trabalho desenvolvido e que ganha reconhecimento mundial”, pontuou. 

Diretora da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (Esan), à qual são vinculados os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, a professora Dra. Cleide Moretto disse que é uma honra ver os dois cursos figurando no ranking mundial. Segundo a professora, a Universidade ter sido destaque, especialmente nas citações e no impacto de sua pesquisa, mostra a qualidade do seu corpo discente e docente. “A Universidade de Passo Fundo, quando coloca ao dispor da formação para o ensino, pesquisa e extensão, espaços como o Hospital Veterinário e o próprio Cepagro, amplia as possibilidades de vivências e de visibilidade de tudo que se faz no âmbito da formação acadêmica”, ressaltou. 

A constante evolução da Universidade e o engajamento do corpo docente e discente em torno de projetos plurais e interdisciplinares foram, na opinião do professor Dr. Fabiano Chiesa, diretor do Instituto de Saúde, que agrega, entre outros, os cursos de Ciências Biológicas e Educação Física, alguns dos pontos que consolidaram esse resultado. “Esse destaque nos estimula a continuar gerando novas oportunidades de formação qualificada na busca de soluções para melhorar a vida da sociedade”, acrescentou o professor. 

A UPF no THE
O Times Higher Education é considerado um dos mais importantes rankings universitários do mundo, sendo publicado na Inglaterra desde 1971. Em 2020 a UPF foi listada pela primeira vez entre as melhores universidades da América Latina e Caribe. No ano seguinte, passou a figurar também no ranking geral entre as melhores universidades do mundo, fato que se repetiu também em 2022.