Notícias UPF

Inscrições abertas para o Programa de Intercâmbio Virtual

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Caroline Simor

Executado no segundo semestre de 2020 como um projeto piloto, o Programa de Intercâmbio Virtual (PIV) agora é mais um programa institucional oferecido pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Orquestrado pela Assessoria Internacional, o PIV está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro. Para participar, o acadêmico precisa atender alguns requisitos, além de preencher o formulário de inscrição, apresentar atestado de vínculo com percentual de créditos e a carta de ciência e aceite do coordenador do curso. A documentação exigida, bem como as informações sobre o processo seletivo, podem ser acessadas AQUI.

O PIV
O Programa proporciona, ao acadêmico regularmente matriculado na graduação UPF, a possibilidade de cursar uma disciplina no modelo remoto em uma universidade internacional/estrangeira, concomitantemente aos estudos em seu curso de origem na UPF

As disciplinas são oferecidas por instituições conveniadas à Universidade, de acordo com especificações de cada instituição. De acordo com a professora Dra. Luciane Sturm, coordenadora da Assessoria Internacional, o PIV é uma oportunidade única para a qualificação pessoal e profissional, uma vez que amplia as capacidades linguísticas e interculturais, além de potencializar os conhecimentos específicos na área do conhecimento do acadêmico. “Isso significa que o estudante poderá praticar um idioma adicional (espanhol ou inglês), além de estabelecer o contato com outras culturas, qualificando seu currículo, por meio do registro em seu histórico escolar de uma disciplina cursada em uma instituição internacional/estrangeira”, pontua.

Luciane explica que, nessa modalidade, o acadêmico fica isento de taxas escolares na universidade do exterior, devendo, contudo, manter vínculo com a UPF, durante todo o semestre 2021/1. 

Podem participar do Programa de Intercâmbio Virtual todos os acadêmicos matriculados em cursos de graduação da UPF (CST, Bacharelados e Licenciaturas), devendo, obrigatoriamente estar matriculado em, no mínimo, três disciplinas de curso de graduação da UPF, em 2021/1;  aprovado em no mínimo 40% das disciplinas de seu curso; ter conhecimento do idioma requerido (espanhol ou inglês), de nível B1 (intermediário, em torno de 375 horas de estudos e apresentar a documentação exigida pela IES escolhida.