Integrado

Técnico em Eletrotécnica: profissional requisitado, com diversas possibilidades de atuação

07/12/2021

08:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Comunidade pode ingressar no Curso Técnico em Eletrotécnica do Integrado UPF

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF oferta uma oportunidade de qualificação cujo mercado de trabalho está aquecido: o Curso Técnico em Eletrotécnica. Com inscrições abertas até 3 de janeiro de 2022, a formação capacita profissionais na realização de muitas atividades, os quais serão capazes de desenvolver suas ações com responsabilidade, justiça e competência, considerando os princípios básicos da universalidade, equidade e integralidade da assistência tecnológica.

Segundo o coordenador do curso, professor José Augusto Canton, o técnico em Eletrotécnica está apto a desenvolver projetos eletrônicos com microprocessadores; executar e supervisionar a instalação e a manutenção de equipamentos, sistemas eletrônicos, inclusive de transmissão e recepção de sinais; e planejar e executar a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Ainda, conforme o docente, o profissional pode aplicar medidas para o uso eficiente de energia elétrica e de fontes energéticas alternativas; e projetar e instalar sistemas de acionamentos elétricos, sistemas de automação industrial, entre outros.

Tendo à disposição toda a infraestrutura de alta qualidade da UPF, o Curso Técnico em Eletrotécnica possui vários diferenciais. O professor José Augusto elenca 5 motivos que farão os interessados ingressar nele:

1 - Formação rápida
A duração do curso técnico em Eletrotécnica é de 2 anos. “Desse modo, o estudante com essa formação estará apto para ingressar no mercado de trabalho de forma rápida. Além disso, é possível fazer o curso junto com as últimas séries do ensino médio. Outra vantagem é o direcionamento para a prática profissional, facilitando o processo de entrada e execução das funções logo após a contratação”, disse Canton.

2 - Amplo mercado de trabalho
O eletrotécnico tem amplas possibilidades de atuação, pois praticamente todos os segmentos precisam de pessoas com expertise na parte elétrica. “Sendo assim, o técnico pode trabalhar nas áreas de projeto, instalação e manutenção de sistemas para fins prediais, industriais e redes de distribuição de energia elétrica. As chances são muitas, mesmo quando a economia do país anda enfraquecida”, comenta o professor.

3 - Salários atrativos
Com o crescimento desse mercado e aumento da necessidade de mão de obra qualificada, o técnico em Eletrotécnica tornou-se altamente cotado.

4 - Versatilidade
De acordo com o coordenador da formação, já que a profissão é necessária em qualquer setor, o eletrotécnico pode atuar diretamente em indústrias que utilizam sistemas eletroeletrônicos, a exemplo de metalúrgicas e petrolíferas, em empresas de construção civil e telecomunicação, distribuidoras de água e de saneamento básico, escritórios de serviços e consultorias, entre muitas outras atividades.

5 - Ponte para o futuro
A tendência da área de Eletrotécnica é servir de suporte para as novas revoluções industriais e demandas sustentáveis no mundo do trabalho, como fontes de energia limpa, eficiência energética e manufatura integrada – tecnologia voltada para computadores com o objetivo de facilitar as etapas de produção, desde a seleção de matérias-primas até o armazenamento final.

Inscrições abertas para o Curso Técnico em Eletrotécnica
As inscrições para o Curso Técnico em Eletrotécnica podem ser feitas gratuitamente no site www.upf.br/integrado. O curso é ofertado em Passo Fundo e dispõe de 30 vagas. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira à noite e aos sábados pela manhã.

Mais informações estão disponíveis no edital e na página do Integrado.