Ensino

Setembro Amarelo é lembrado na UPF Casca

10/09/2018

17:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso Técnico em Enfermagem do Centro de Ensino Médio Integrado, mantido pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Unidade de Ensino de Casca, realizou, no dia 5 de setembro, atividades referentes ao Setembro Amarelo, com o objetivo de alertar a comunidade acadêmica sobre o suicídio. Sob orientação da professora Rosane Lorenzeti, os alunos do terceiro nível do curso promoveram intervenções nos corredores da UPF Casca, assim como na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Wilson Luiz Maccarini. 

O suicídio é um fenômeno social que representa um grave problema de saúde pública. Essa violência autoinfringida é resultado de fatores biológicos, socioculturais e ambientais. O comportamento suicida se manifesta por automutilação, ideias de morte, plano, tentativa e suicídio consumado. O fenômeno traz grande impacto na família e na comunidade. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa tira sua vida a cada 40 segundos. No Brasil, a taxa de óbitos por suicídio foi de 6,13 por 100 mil habitantes (Data SUS/MS). O Rio Grande do Sul registra a maior taxa de suicídio: 11 por 100 mil habitantes (SIM/SES/RS). Esses dados ressaltam a importância de falar sobre o assunto. 

O Setembro Amarelo surgiu dessa demanda e esse mês vem se consolidando como um período para se discutir o tema e realizar atividades de prevenção e promoção da saúde. Aliando-se a isso, foi criado o Centro de Valorização da Vida (CVV), no qual o número telefônico 188 está disponível 24 horas por dia para atender às pessoas que precisarem de ajuda.