Ensino

Professores da UPF participam de Congresso Ibero-americano em Portugal

17/09/2018

19:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os professores Me. Claudionei Lucimar Gengnagel e Dra. Luciane Rodrigues de Bitencourt, da Universidade de Passo Fundo (UPF), representaram a Instituição no “I Congresso Ibero-americano Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania”, que aconteceu de 7 a 12 de setembro, em Lisboa-Portugal. Ambos os docentes são vinculados ao curso de Geografia e ao Centro de Ensino Médio Integrado UPF. 
 
A rede “Nós Propomos” começou em Portugal e hoje está presente na Espanha, na Colômbia e no Peru, além do Brasil, onde conta com a parceria de diversas universidades e outras instituições de educação básica. “O projeto Nós Propomos visa estudar problemas da realidade dos municípios e apontar propostas de soluções ao poder público. É um projeto de internacionalização de pesquisa e extensão envolvendo a universidade e a educação básica”, explicou a professora, que também é coordenadora do curso de Geografia, Luciane.

Durante o evento, o professor Gengnagel, que é coordenador do projeto no Integrado UPF, apresentou o trabalho desenvolvido pelos então estudantes da 3ª série no ano de 2017. Tal trabalho resultou no artigo "(Re)Significando o espaço urbano: os estudantes do ensino médio como produtores de conhecimento", escrito juntamente com o acadêmico Chilavert Topolski.