Integrado

Por que ingressar num curso técnico?

20/11/2019

10:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Integrado UPF oferece formações que possibilitam que o profissional se destaque no mercado de trabalho. Inscrições para os cursos técnicos encerram na segunda-feira (25)

O ingresso em um curso técnico proporciona inúmeras possibilidades e diferenciais ao estudante. Atento a isso, o Centro de Ensino Médio Integrado UPF oferta à comunidade formações em diversas áreas do conhecimento, tais como os cursos técnicos em Alimentos; em Eletrotécnica; em Enfermagem; em Mecânica; em Radiologia e em Segurança do Trabalho. As inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira, dia 25 de novembro, no site www.upf.br/integrado.

As formações são oferecidas em Passo Fundo. O curso técnico em Enfermagem também é ofertado nas unidades de ensino de Casca, Sarandi e Soledade.  Segundo o diretor do Integrado UPF, professor Jonir Dalbosco, existem diversas vantagens de se fazer um curso técnico. “Há facilidade de inserção no mercado de trabalho, o investimento é baixo e o tempo é menor para a obtenção de diploma e formação. Os trabalhadores que já atuam nas áreas podem ser promovidos, os profissionais técnicos de nível médio em empresas e instituições são reconhecidos e valorizados, e há qualidade nos serviços prestados devido à fundamentação e à competência nas mais variadas áreas e específicas por titulação”, comenta.

Conforme Dalbosco, o mercado de trabalho necessita de profissionais técnicos de nível médio para garantir qualidade na produção e nos serviços prestados, nas diferentes áreas e específicas por curso. “Fazer um curso técnico abre possibilidades e o campo de trabalho é mais amplo que uma graduação, devido à maior demanda do mercado. No Integrado, o candidato pode se matricular ainda na segunda série do Ensino Médio, com exceção do curso técnico em Radiologia, pois, para este, é necessário ter o Ensino Médio concluído e 18 anos completos no dia da matrícula”, conta.

Inscrições 
Interessados podem se inscrever até esta segunda-feira (25), pelo site www.upf.br/integrado. Para o curso técnico em Enfermagem, as secretarias das unidades de ensino também recebem inscrições. Para a inscrição, os candidatos necessitam quitar uma taxa de R$ 25,00 e apresentar uma foto 3x4; fotocópia da carteira de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou casamento e histórico escolar do Ensino Médio e/ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou atestado de frequência. No curso técnico em Radiologia, os inscritos deverão ter, até o dia da matrícula, 18 anos completos e o Ensino Médio concluído.

As matrículas serão efetivadas nos dias 11 e 12 de dezembro, na Central de Atendimento ao Aluno, Campus I, e nas secretarias das unidades de ensino, para o curso técnico em Enfermagem.

Benefícios
Para facilitar o ingresso nos cursos técnicos, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), mantenedora do Integrado UPF, dispõe de benefícios, como o Programa de Gratuidade Educacional para Educação Básica, que concede bolsas de estudos. Para o primeiro semestre de 2020, são oferecidas 34 bolsas integrais (100%) e 84 bolsas parciais (50%). Também há o Programa Emergencial de Crédito UPF – PEC/Integrado/UPF, por meio do qual será concedido 50% de crédito estudantil quando a renda familiar bruta for inferior ou igual a 15 salários mínimos e a renda bruta per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos. Detalhes sobre os programas estão disponíveis na página www.upf.br/editais.

Informações
Mais detalhes sobre os cursos técnicos podem ser obtidos pelo telefone (54) 3316-8180 e pelo e-mail integrado@upf.br. O edital dos cursos técnicos está disponibilizado em www.upf.br/integrado.