Integrado

Intercâmbio Literário incentiva a leitura no ensino fundamental do Integrado UPF

19/04/2022

10:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo / Bernardo Junges NEXJOR

Primeiro evento direcionado às turmas de 8º e 9º ano é realizado entre os dias 18 e 23 de abril

Ler e ouvir histórias é parte fundamental do processo de desenvolvimento de um bom profissional. Mas, além disso, também incentiva jovens e adultos a alçar voos ainda mais altos com sua imaginação. Esse é o objetivo do Intercâmbio Literário, primeiro evento promovido pelo Centro de Ensino Médio Integrado UPF para os estudantes das novas turmas de 8º e 9º do ensino fundamental. 

A atividade, que iniciou nesta segunda-feira, 18 de abril, com uma leitura em capítulos da obra “Descanse em paz, meu amor”, de Pedro Bandeira, estende-se até o sábado, 23 de abril, quando os estudantes terão a oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Educação Literária e Artes Plásticas, em que escreveram um conto e ilustraram uma cena do mesmo. Os encontros continuarão durante a semana e contarão com troca de livros, doações de gibis para entidade a ser definida e leituras dramáticas. 

É em uma sala escura com som ambiente de trovões e chuva que a coordenadora do ensino fundamental, professora Juliana Langer, lê o conto escrito por Pedro Bandeira para os estudantes. Ela explica que momentos como esses são importantes para que a leitura se torne um hábito dos estudantes desde cedo. “Para que possamos formar leitores, temos que pensar no todo. A escola precisa constituir ações para essa geração, não basta levar para a biblioteca. Eles precisam estar envolvidos, já que é isso que faz com que o leitor busque e queira saber o que está acontecendo, que fique íntimo. Sabemos que esse trabalho não é imediato, mas precisamos oportunizar para que eles consigam isso em longo prazo. Quanto mais cedo, melhor!”, afirma. 

Jonir é diretor do Integrado UPF

O evento tem como proposta ser uma forma das turmas de 8º e 9º ano dialogarem com os já existentes Festival do Cinema e Brechó do Livro, atividades criadas inicialmente para o ensino médio. Segundo o diretor do Integrado, professor Jonir Dalbosco, é importante que a leitura não esteja apenas na vida dos jovens como uma obrigatoriedade, mas, sim, como uma forma de diversão. “É por meio dela que teremos grandes argumentadores, grandes profissionais, já que é com a leitura que aprendemos a escrever melhor e a ser profissionais mais qualificados. Uma escrita inteligente não vem só pela escrita em si, mas pelas leituras de mundo que tenho, graças às leituras que faço”, conta. 

Ler para evoluir 

Lara é estudante do 9º ano


O amor pela arte já faz parte da vida de Lara Nicole Nodari desde os seus 9 anos, quando começou a atuar em peças. Aos 14, ela sabe que é por meio da leitura que conseguirá evoluir ainda mais no seu sonho de ser atriz. Os contos lidos pela professora. Juliana a encantam e a ensinam que ler é, também, sobre emoção. “Além de me incentivar a ler, me incentiva no ramo que eu sigo que são as artes. Sempre me inspiro nas leituras que a professora Ju faz, e que apresentam os contos que eu mais amo, principalmente pela emoção que ela traz por eles”, conta. 

Conheça a programação 

18/04 - Ler um novo mundo 
Será realizada uma leitura em capítulos onde os estudantes poderão ajudar a descobrir a solução de um enigma. 

20/04 - Vai e Vem Literário
Os estudantes serão convidados a compartilhar suas leituras realizando trocas de livros.

22/04 - Vai e Vem Literário + VIII Brechó do Livro
Troca de livros entre os estudantes com participação do ensino médio. 

23/04 - Compartilhando Histórias
Exposição de ilustrações, cartazes digitais e leituras dramáticas.