Integrado

Integrado UPF: um ensino acima da média

22/10/2020

17:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo UPF

Destaque pela qualidade do ensino, Integrado UPF inicia as inscrições para ano letivo 2021 no dia 3 de novembro

Quer estudar no colégio que ficou na primeira colocação das escolas privadas no Enem 2019 em Passo Fundo? Então fique ligado, pois no dia 3 de novembro o Centro de Ensino Médio Integrado UPF, da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), inicia as inscrições para ingresso na lª série no curso de Ensino Médio, para o ano letivo de 2021.

O Integrado UPF está no seleto grupo de melhores instituições de ensino médio privado do Rio Grande do Sul, sendo destaque pela qualidade do ensino ofertado aos estudantes de ensino médio de Passo Fundo e região. Segundo o diretor do Integrado, Jonir Dalbosco, são muitos os diferenciais da escola, entre eles a infraestrutura diferenciada por estar inserido junto a Universidade de Passo Fundo (UPF). “Não há outra instituição de ensino na região de Passo Fundo inserida em uma instituição universitária do porte da UPF. Além disso, nossos estudantes têm laboratórios que estão disponíveis para estudantes do ensino médio e que são utilizados pelos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de engenharia, saúde, entre outras”, explicou.

Outro diferencial do Integrado UPF é a qualificação dos professores que, em sua maioria, são mestres e doutores. “Somos a única escola particular de Passo Fundo que tem um plano de carreira. Nós o chamamos de Regulamento de Administração do Pessoal Docente. Nosso corpo de professores é de mestres e doutores em sua maioria, porque para nós a qualificação é muito importante. Sabemos do diferencial que é o aperfeiçoamento a formação continuada dos professores”, disse. 
 
 

Estudantes do Integrado UPF tem diversos difrenciais no ensino

Olhar individualizado 
A carga horária da escola é outro diferencial do Integrado UPF, onde os estudantes têm mais horas dedicadas ao estudo aprofundando conteúdos. “Somos a única escola com 36 horas semanais, aonde nós podemos ter mais tempo de aula para os componentes curriculares, para preparar os estudantes para os concursos. O aperfeiçoamento dos estudos é uma particularidade da 3ª série, que possui períodos destinado ao aprofundamento dos conteúdos que foram desenvolvidos ao longo dos anos anteriores e tem o propósito de preparar os estudantes para os cursos como Enem e vestibulares”, explicou Dalbosco. 

Conforme o diretor, no aperfeiçoamento, as turmas são divididas, com isso os professores podem dar um atendimento mais individualizado. “O acompanhamento e o olhar individualizado dos nossos estudantes é bem significativo sobre o processo de rendimento escolar, processo de formação, de integração com o contexto da escola, sendo desenvolvido pela orientação educacional, coordenação e direção da escola. O olhar individualizado nós consideramos de extrema importância para que o estudante se sinta olhado, cuidado e seguro”, pontuou. 

Protagonismo dos estudantes e transporte escolar
Dentro do processo de formação, os alunos são incentivados a serem protagonistas, o que faz com que os estudantes tenham sucesso. Além disso, para garantir uma forma segura para chegar a escola, o Integrado UPF oferece transporte gratuito para os alunos em quatro diferentes itinerários. 

Modalidades de educação física
Segundo o professor Dalbosco, os estudantes podem optar por uma das sete modalidades de educação física, escolhendo para prática o esporte que melhor tiver afinidade. Na língua estrangeira, os estudantes são divididos em pequenas turmas, onde são trabalhados com níveis de conhecimento.

Estudantes interagem com acadêmicos 
O Integrado possui convênio com a Universidade por meio do Pibic Jr. e Paidex Jr. que são programas de extensão e de pós-graduação que oferecem bolsas para os estudantes. Dessa forma, eles podem interagir com os acadêmicos e estudantes do mestrado e doutorado da UPF. 

Orientação profissional
“Por meio da orientação profissional, que está articulada com as unidades acadêmicas da Universidade, os estudantes conhecem os cursos e demais laboratórios que não são do dia a dia das nossas aulas. O estudante do ensino médio poder estar integrado ao universo do ensino superior, mesmo antes de ingressar na faculdade, é algo que considero de grande importância”, destacou o diretor.  

Forma de avaliação 
O Integrado atua por meio semestral, com avaliação diferenciada com de menções e não números. “Na semestralidade, uma vez que eles precisam ser promovidos, há um maior engajamento que uma escola de regime anual. Não podemos deixar de falar ainda, dos resultados que nossos estudantes têm nos concursos. Pela 6ª vez o Integrado UPF foi 1º lugar no Enem entre as escolas particulares e em segundo entre todas as escolas de Passo Fundo. Então sempre estamos em destaque no Enem e no vestibular da mesma forma, aonde temos um alto índice de aprovação na maioria dos concursos e também no curso mais procurado, que é a Medicina”, disse.

Alegria de estudar no Integrado 
“Nossos alunos são felizes. Entendo que quando há felicidade, há interesse, engajamento, motivação. Os estudantes amam a escola, tem prazer em vir para o Integrado e tem um sentimento de pertencimento, e isso é de muita importância para que o processo de ensino aprendizagem aconteça”, finalizou o diretor.

Desconto na UPF
Além de ter uma formação diferenciada, o aluno Integrado possui desconto de 20% na graduação quando ingressar na UPF.  
 

Faça sua inscrição
Serão ofertadas duas turmas de, no máximo, 32 vagas por turma, mais 15 vagas para as Bolsas Integrais no Programa Gratuidade Educacional para a Educação Básica (Lei Nº 12101/2009). Se dentre os inscritos houver candidatos amparados pelo Parecer n° 56/2006 do CEED/RS, uma das turmas será de, no máximo, 25 estudantes.Interessados podem se inscrever de 3 a 16 de novembro, no site do Integrado UPF.

As entrevistas do candidato, pai/mãe e/ou responsável acontecerão de 17 a 24 de novembro, de segunda a sexta-feira, às 19h, e no sábado, às 10h. Elas serão realizadas remotamente, por meio da plataforma Google Meet. Para isso, o link de acesso será disponibilizado no e-mail cadastrado no momento da inscrição. 

Os candidatos precisam apresentar uma foto 3x4; fotocópia do RG, CPF e certidão de nascimento; histórico escolar ou atestado de frequência do Ensino Fundamental (documento original e uma cópia); e comprovante de residência. Já os pais ou responsáveis precisam apresentar fotocópia do RG e CPF.

As matrículas poderão ser feitas nos dias 2, 3 ou 4 de dezembro. Mais informações estão disponíveis AQUI