Integrado

Integrado UPF oferece benefícios nos cursos técnicos

07/12/2017

14:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Os cursos técnicos do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), já estão com inscrições abertas. Interessados podem se inscrever para os cursos técnicos em Alimentos; em Eletrotécnica; em Enfermagem; em Mecânica; em Radiologia; e em Segurança do Trabalho. Como forma de facilitar o ingresso em alguma das formações ofertadas, a FUPF dispõe de benefícios, como o Programa Emergencial de Crédito UPF – PEC/Integrado/UPF e o Programa de Gratuidade Educacional para Educação Básica.

PEC
Para a definição de concessão de crédito por meio do PEC ao aluno matriculado nos cursos técnicos, serão consideradas as exigências expressas no edital, levando em conta o limite de renda mensal familiar bruta e a renda per capita do grupo familiar, devendo o patrimônio declarado ser compatível com a renda familiar apresentada. Será concedido 50% de crédito estudantil se a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos.

O PEC tem a duração correspondente ao número de semestres previstos para a conclusão do curso, podendo haver a prorrogação por mais dois semestres, mediante solicitação por escrito do aluno. O estudante terá o mesmo prazo de utilização do crédito para realizar o pagamento das parcelas referentes ao crédito contratado, não contando o período de carência, quando existir. Após o encerramento da utilização, em função da conclusão do curso, o aluno terá 12 meses de carência para iniciar a restituição dos valores utilizados, no valor do crédito atualizado à época do pagamento.

A solicitação do crédito do PEC será feita após a efetivação da matrícula do aluno ingressante, com o preenchimento da ficha de inscrição. O crédito terá vigência a partir da 1ª parcela após a solicitação, incidindo sobre as parcelas do semestre. A relação dos documentos exigidos para a comprovação dos requisitos necessários e das condições para a concessão do crédito está disponível no edital do Programa. A entrega da documentação acontece no período de 10 de janeiro a 2 de março de 2018, na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), Campus I.

Programa de Gratuidade Educacional para Educação Básica
Os candidatos interessados em concorrer a bolsas de estudos através do Programa de Gratuidade Educacional para Educação Básica devem se inscrever de 1º a 15 de fevereiro de 2018, no site www.upf.br/integrado. As bolsas são destinadas aos alunos ingressantes dos cursos técnicos no período 2018/1.

A inscrição no processo seletivo condiciona-se ao cumprimento dos requisitos estabelecido pelo edital, podendo se inscrever à bolsa integral (100%) o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio; e para bolsa parcial 50% aquele que cuja renda familiar bruta mensal per capita não ultrapasse o valor de três salários mínimos. A pré-seleção dos inscritos considerará a nota obtida pelo candidato na avaliação, a qual será constituída de 40 questões objetivas abrangendo os conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, sendo 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. A prova será aplicada no dia 17 de fevereiro, no Integrado UPF (prédio D5), Campus I.
 
Cursos técnicos
Quem deseja ingressar em algum dos cursos técnicos pode se inscrever até 2 de janeiro pelo site www.upf.br/integrado e/ou na CAA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h; e aos sábados pela manhã, das 8h às 11h30min. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 25,00. Ao todo, estão abertas 40 vagas em cada curso. Além de ser oferecido em Passo Fundo, o curso técnico em Enfermagem também inscreve para o campus Lagoa Vermelha. As matrículas acontecerão nos dias 10 e 11 de janeiro, das 8h às 12h e das 13h às 22h, na CAA, Campus I.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8180 e pelo e-mail integrado@upf.br.