Integrado

Festival de Cinema Integrado coloca estudantes como protagonistas

13/06/2022

15:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alexandre Marcheze/Nexjor

Vencedores da décima quarta edição foram conhecidos em uma noite de gala, na sexta-feira, 10 de junho

Os estudantes do segundo ano do Centro de Ensino Médio Integrado UPF tiveram uma noite de protagonismo na última sexta-feira, 10 de junho. A décima quarta edição do Festival de Cinema Integrado foi a maior de todas. Ao todo, 147 estudantes participaram da atividade proposta nas aulas de Literatura e produziram 16 curtas-metragens, que foram exibidos na noite de gala preparada especialmente para esse momento, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

O desafio dos estudantes era produzir curtas-metragens baseados em obras literárias de grandes escritores como Marina Colasanti, Gabriel Garcia Marquez e Mario de Andrade. Tudo é feito por eles, desde o roteiro até a maquiagem e edição final, com o apoio da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC). O Festival existe desde 2008 e apenas em 2020 deixou de ser realizado em função da pandemia.

A responsável por ele é a professora de literatura Nara Marley Alessio. “Foi desafiador, emocionante, brilhante, extremamente alegre. Mostra que vale a pena incentivar a literatura e mostrar que, para ensinar literatura, a gente pode seguir vários caminhos. Que eles podem transformar a literatura no que quiserem, que eles são capazes, que têm talentos maravilhosos, que trabalho em grupos grandes é possível sim, e que dá para concorrer com ética, com cuidado, com respeito, e dá para não ganhar e todos sermos vencedores”, pontuou a professora que disse estar muito orgulhosa do trabalho desenvolvido pelos estudantes. 

Para o diretor do Integrado professor Jonir Dalbosco, cada edição é única e a sensação é de que cada nova edição para ser a primeira. Essa, no entanto, foi ainda mais especial. Pela primeira vez, os trabalhos foram avaliados por 11 profissionais que também são ex-alunos do Integrado. “O Festival de Cinema representa o protagonismo dos nossos estudantes há 14 anos. Mas a emoção desse ano talvez seja um pouco maior, porque temos nossos egressos como avaliadores e aí a emoção foi forte. Esses egressos que estavam aqui também fazem parte da minha jornada, da minha caminhada como diretor. Estamos vivendo com os protagonistas do segundo ano e vendo nossos egressos já profissionais, com o mesmo sorriso, com sentimento de pertencimento a nossa escola, porque eles sempre serão Integrado”, disse. 

Experiência única

Para os estudantes, a emoção também é grande. Diretor do curta A Caravana da Ilusão, o vencedor como melhor filme, o estudante Bernardo Santos disse que teve uma das melhores experiências da sua vida. “Foi uma experiência mágica gravar com amigos que eu adoro, gravar esse filme incrível que sinceramente foi uma surpresa muito agradável. Ganhar como melhor filme foi a melhor coisa que aconteceu nesse ano. É uma experiência que eu não sei mais onde poderia ter”, descreveu. “Foi uma experiência única, realmente descobrir como mexer nos programas, como fazer enquadramento, iluminação, como fazer maquiagem, como fazer um roteiro, é tudo muito novo e valeu a pena. No final, é um sentimento de gratificação”, acrescentou a colega de grupo Laura Brandão. 

Confira a lista completa de vencedores do XIV Festival de Cinema Integrado: 
Troféu Solidariedade – O JARDIM SELVAGEM
Melhor Resenha – Martina Tiecher Feron – Curta: LIK E AROLLING STONE
Melhor Direção de Arte – A CARAVANA DA ILUSÃO
Melhor Roteiro – THE PERFECT CRIME
Melhor Sonoplastia – MARIA DOS PRAZERES
Melhor Cartaz – A CARAVANA DA ILUSÃO
Melhor Direção – Gabrieli Simionato dos Santos – Curta: O PASSAPORTE
Melhor Atriz – Sofia Antunes – Curta: MARINA URSO
Melhor Atriz Coadjuvante – Maria Fernanda de Arruda – Curta: MARINA URSO
Melhor Ator – Lucas Donadussi Syllos – Curta: A CARAVANA DA ILUSÃO
Melhor Ator Coadjuvante – Pedro Telecken Postal – Curta: A CARAVANA DA ILUSÃO
Curta Mais Popular – Voto do Público – MARINA URSO
Melhor Filme – A CARAVANA DA ILUSÃO

Assista a todos os curtas-metragens: