Integrado

Estudantes do Integrado UPF mais próximos da pesquisa e extensão

01/04/2022

17:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Júnior) e Extensionista Júnior (Paidex Júnior) deram início às atividades com os bolsistas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Integrado UPF promoveram, na tarde desta sexta-feira, 1º de abril, o início das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Júnior) e do Programa Extensionista Júnior (Paidex Júnior). O evento reuniu os estudantes bolsistas selecionados para ambos os Programas, além dos professores orientadores e demais convidados.

O Pibic e o Paidex Júnior possibilitam a participação dos alunos do Ensino Médio do Integrado em projetos e programas de pesquisa e extensão da UPF. Dessa vez, participam 42 estudantes, divididos entre as 17 linhas de pesquisa do Pibic e as 16 do Paidex. Presente no encontro, o diretor do Integrado, professor Me. Jonir Dalbosco, destacou que os alunos têm muita motivação pelos Programas. “Entendemos que o Pibic e o Paidex Júnior oportunizam muito mais do que um crescimento profissional, no sentido de que os participantes podem compreender e estreitar laços com as suas escolhas a nível de Ensino Superior”, comentou.

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, demonstrou alegria ao receber os alunos na abertura dos Programas, já que eles não aconteciam há dois anos, em razão da pandemia. “Vocês irão aprender muito com os nossos professores e ensinar também”, enfatizou, ao afirmar que é para os bolsistas aproveitarem o máximo da experiência.

A coordenadora da Divisão de Extensão da UPF, professora Dra. Adriana Bragagnolo, parabenizou os selecionados e falou que a Instituição está apostando na produção dos trabalhos dos estudantes. Já o coordenador da Divisão de Pesquisa, professor Dr. Julcemar Bruno Zilli, enfatizou o prazer de ver os alunos interessados na pesquisa e na extensão e a importância desse passo para a caminhada profissional dos participantes.

Na oportunidade, os bolsistas também participaram de uma dinâmica que teve o intuito de descrever as suas expectativas com os Programas, e conversaram com os professores orientadores.

Oportunidade de aprender
Larissa da Silva dos Santos foi selecionada como bolsista do Paidex. Ela irá desenvolver um projeto em escolas na área de Direitos Humanos, no qual pretende ensinar os alunos sobre os seus direitos. “Espero conseguir apresentar os direitos às pessoas, pois eles são importantes e é fundamental que cada um os reconheça”, mencionou.

Por sua vez, Vallentina Paraboni Frandoloso, bolsista do Pibic, pretende realizar um projeto sobre vacinas na área de Suínos. “Desejo aprender coisas. Estar num programa de iniciação científica é uma grande honra, principalmente para adquirir experiências na vida”, pontuou.