Integrado

Ensino Fundamental Integrado UPF é lançado oficialmente

18/11/2021

14:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

As inscrições estão abertas até 30 de novembro para turmas de 8º e 9º anos

Com edital aberto e inscrições até 30 de novembro, o Ensino Fundamental do Integrado UPF foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 17. A solenidade marcou o momento histórico para a mantida da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) que completou 32 anos em 2021.

“Um novo nível de ensino que dialoga com a Universidade e com tudo que ela oferece”. É assim que o coordenador do Integrado UPF, professor Me. Jonir Dalbosco, define o novo Ensino Fundamental. 

Ele destacou a caminhada do Integrado ao longo de mais de três décadas e ressaltou a dedicação de todos os professores e funcionários que passaram pelo Centro em toda sua trajetória e reforçou o compromisso da Fundação com a oferta de cada vez mais espaços qualificados de formação. “O novo ensino fundamental nasce do desejo de sermos um espaço de conhecimento antes mesmo da vivência acadêmica. Agora com 8º e 9º anos e até 2024 oferecendo desde as primeiras séries, teremos circulando pela Universidade o aprendizado desde o seu início até a possibilidade de um pós-doutorado. Isso nos motiva, nos alegra e nos faz sentir orgulhosos de tudo que realizamos e ainda podemos fazer”, ressaltou.

Secretário da Educação do Município, Adriano Canabarro Teixeira relembrou sua história junto ao Integrado, comentando que foi no espaço que a docência surgiu em sua vida. Ele enalteceu a chegada da nova oferta e ressaltou que a Universidade tem vocação em fomentar inovação no ensino e na prestação de serviços para a comunidade. “A Fundação oferece hoje uma nova oportunidade de aprendizado para a comunidade. Aprendemos com a pandemia o quão importante é a educação e o quanto ela é responsável pela evolução das coisas e pelo futuro. O novo ensino fundamental chega como um alento para a educação no município”, ponderou.

O presidente do Conselho Diretor da FUPF, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, reforçou a importância de cada professor e funcionário para que a proposta fosse aprovada e pudesse ser ofertada. “Esse é um grande sonho que foi pensado por grandes pessoas, dando início a um novo ciclo que vai completando um objetivo maior: que uma pessoa possa entrar na UPF com seus seis anos e só saia do Campus depois de plenamente formado. É uma honra poder estar aqui neste dia e entregar à comunidade algo transformador. Em um momento em que a educação no Brasil passa por tantos desafios, a UPF inova e traz mais um espaço de formação qualificada”, ressaltou.