Integrado

Cursos técnicos do Integrado UPF seguem com inscrições abertas

18/12/2017

11:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Comunidade tem até o dia 2 de janeiro para ingressar nos cursos que contemplam várias áreas do conhecimento

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF, da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), está com inscrições abertas para vários cursos técnicos. São oferecidas vagas para os cursos técnicos em Alimentos; em Eletrotécnica; em Enfermagem; em Mecânica; em Radiologia; e em Segurança do Trabalho.

Interessados em ingressar em alguma das formações devem se inscrever até o dia 2 de janeiro, pelo site www.upf.br/integrado ou na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), Campus I, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h, e aos sábados pela manhã, das 8h às 11h30min. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 25,00. 

A lista de documentos que os candidatos necessitam entregar pode ser conferida no edital. Ao todo, estão abertas 40 vagas em cada curso. Além de ser oferecido em Passo Fundo, o curso técnico em Enfermagem também inscreve para o campus Lagoa Vermelha. As matrículas acontecerão nos dias 10 e 11 de janeiro, das 8h às 12h e das 13h às 22h, na CAA, Campus I.  

Segundo o diretor do Integrado UPF, professor Jonir Dalbosco, o ingresso nos cursos técnicos possibilita que o aluno tenha muito mais do que um diploma. “A partir de um ensino qualificado, ministrado por um corpo docente inserido no mercado de trabalho, o aluno irá adquirir conhecimento e saberes que vão contribuir com as suas práticas diárias”, comentou, destacando que o Centro é a única escola técnica da cidade inserida em uma universidade. “Toda a infraestrutura da UPF está disponível para os alunos do Integrado”, disse.

Benefícios
Como forma de facilitar o ingresso em algum dos cursos ofertados, a FUPF dispõe de benefícios, como o Programa Emergencial de Crédito UPF – PEC/Integrado/UPF e o Programa de Gratuidade Educacional para Educação Básica.

PEC
Para a definição de concessão de crédito por meio do PEC ao aluno matriculado nos cursos técnicos, serão consideradas as exigências expressas no edital, levando em conta o limite de renda mensal familiar bruta e a renda per capita do grupo familiar, devendo o patrimônio declarado ser compatível com a renda familiar apresentada. Será concedido 50% de crédito estudantil se a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos.

O PEC tem a duração correspondente ao número de semestres previstos para a conclusão do curso, podendo haver a prorrogação por mais dois semestres, mediante solicitação por escrito do aluno. O estudante terá o mesmo prazo de utilização do crédito para realizar o pagamento das parcelas referentes ao crédito contratado, não contando o período de carência, quando existir. Após o encerramento da utilização, em função da conclusão do curso, o aluno terá 12 meses de carência para iniciar a restituição dos valores utilizados, no valor do crédito atualizado à época do pagamento.

A solicitação do crédito do PEC será feita após a efetivação da matrícula do aluno ingressante, com o preenchimento da ficha de inscrição. O crédito terá vigência a partir da 1ª parcela após a solicitação, incidindo sobre as parcelas do semestre. A relação dos documentos exigidos para a comprovação dos requisitos necessários e das condições para a concessão do crédito está disponível no edital do Programa. A entrega da documentação acontece no período de 10 de janeiro a 2 de março de 2018, na CAA, Campus I.

Programa de Gratuidade Educacional para Educação Básica
Os candidatos interessados em concorrer a bolsas de estudos através do Programa de Gratuidade Educacional para Educação Básica devem se inscrever de 1º a 15 de fevereiro, no site www.upf.br/integrado. As bolsas são destinadas aos alunos ingressantes dos cursos técnicos no período 2018/1.

A inscrição no processo seletivo condiciona-se ao cumprimento dos requisitos estabelecidos pelo edital, podendo se inscrever à bolsa integral (100%) o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio; e para bolsa parcial 50% aquele cuja renda familiar bruta mensal per capita não ultrapasse o valor de três salários mínimos. A pré-seleção dos inscritos considerará a nota obtida pelo candidato na avaliação, a qual será constituída de 40 questões objetivas abrangendo os conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, sendo 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. A prova será aplicada no dia 17 de fevereiro, no Integrado UPF (prédio D5), Campus I.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8180 e pelo e-mail integrado@upf.br.