Integrado

Cursos técnicos: mais acessíveis e com menor duração, formações integram um mercado de trabalho promissor

23/06/2021

10:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Cursos do Integrado UPF são oferecidos em Passo Fundo e nas unidades de ensino de Casca e Soledade. Interessados podem se inscrever gratuitamente até sexta-feira (25)

O mercado de trabalho para o profissional técnico de nível médio é considerado promissor. Sabendo das várias possibilidades de atuação nesse segmento, o Centro de Ensino Médio Integrado UPF, ligado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), oferta à comunidade os cursos técnicos em Alimentos, em Eletrotécnica, em Enfermagem, em Mecânica, em Radiologia, e em Segurança do Trabalho. As inscrições para ingresso são gratuitas e podem ser realizadas pelo site integrado.upf.br até esta sexta-feira, 25 de junho.

De acordo com o diretor do Integrado UPF, professor Me. Jonir Dalbosco, a importância da formação de profissionais técnicos se dá por muitos motivos. “Os cursos técnicos são mais baratos e tem menor duração, fazendo os egressos serem necessários no mercado de trabalho. Além disso, um técnico não é substituído por um graduado, nem vice-versa. Temos as nossas atribuições que são nossas, mas precisamos tanto dos profissionais técnicos de nível médio quanto dos graduados”, comenta.

E como forma de preparar os estudantes para que se destaquem em suas carreiras, os cursos técnicos do Integrado UPF são constituídos de diferenciais que colaboram com o desenvolvimento dos alunos. “Um deles é a infraestrutura, composta de laboratórios de ponta que realmente favorecem a aprendizagem dos nossos estudantes. As aulas teóricas fundamentam, com embasamento teórico, as aulas práticas, e as duas juntas preparam os estudantes para os estágios curriculares e o mercado”, ressalta Dalbosco.

Com espaços privilegiados além da infraestrutura, como a natureza do Campus I, que, na opinião de Dalbosco, favorece o processo de ensino-aprendizagem, os cursos técnicos também se diferenciam pela qualificação do corpo docente, com atuação dentro e fora da sala de aula. “Os docentes não são só professores de teoria, mas são profissionais que ensinam e têm a vivência diária em outras empresas. Eles vivenciam no dia a dia o que ensinam. Nesse sentido, o aluno sai ganhando quando conta com profissionais que estão no mercado de trabalho e compartilham as experiências, oportunidades e espaços”, afirma o diretor do Integrado UPF.

Outros benefícios que os cursos proporcionam aos ingressantes são: desconto de 50% na UPF Idiomas, possibilidades de bolsas de 50% ou 100% para alunos matriculados neste processo seletivo, crédito educativo Pravaler e desconto de até 20% para as empresas conveniadas.

Cursos contemplam várias áreas
Após saber mais sobre a relevância dos cursos técnicos, conheça as formações oferecidas pelo Integrado UPF. Todos os cursos são oferecidos em Passo Fundo. As unidades de ensino de Casca e Soledade inscrevem para o curso técnico em Enfermagem.

Curso Técnico em Alimentos
O técnico em Alimentos atuará em indústrias de alimentos e bebidas; entrepostos de armazenamento e beneficiamento; laboratórios; institutos de pesquisa e consultoria; órgãos de fiscalização sanitária; e em empresas/instituições públicas e privadas.

Curso Técnico em Eletrotécnica
Dentre as suas funções, o profissional técnico em Eletrotécnica desenvolve projetos eletrônicos com microcontroladores e microprocessadores. Executa e supervisiona a instalação e a manutenção de equipamentos, sistemas eletrônicos, inclusive de transmissão e recepção de sinais. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletrônicos e executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Curso Técnico em Enfermagem
O técnico em Enfermagem, profissional da área da saúde, estará apto a atuar nas ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no contexto saúde e doença, considerando a multidimensionalidade humana, individual ou coletiva.

Curso Técnico em Mecânica
O profissional técnico em Mecânica trabalha na elaboração de projetos de produtos, de ferramentas, no controle de qualidade e controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos. Também planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção, mecânica de máquinas e equipamentos, opera equipamentos de usinagem, aplica procedimentos de soldagem e realiza interpretações de desenho técnico. Ainda, controla processos de fabricação e aplica técnicas de medição e ensaios.

Curso Técnico em Radiologia
O técnico em Radiologia, profissional da área da saúde, deve estar preparado para atuar nos serviços de diagnóstico por imagem, com uma visão crítica, reflexiva e criativa da realidade, capaz de aplicar as competências e as habilidades desenvolvidas, fundamentadas nos conhecimentos técnico-científicos, éticos e humanos que contribuem para o alcance da qualidade do atendimento das necessidades dos sujeitos e da sociedade.

Curso Técnico em Segurança do Trabalho
O profissional egresso do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, dentre as suas atribuições, estará habilitado a analisar os métodos e os processos laborais, identificar fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, e realizar procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.

Outras informações
Mais detalhes podem ser obtidos no edital dos cursos técnicos, pelo telefone (54) 3316-8180 e no site integrado.upf.br.