Geral

Capacitação das agentes comunitárias de saúde é realizada na UPF Campus Casca

11/03/2019

16:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso técnico em Enfermagem do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, Campus Casca, promoveu, no dia 7 de março, uma capacitação dos agentes comunitários de saúde do município. A atividade foi realizada no próprio Campus e abordou temas como prevenção do câncer de pele, micoses e leucemia. A ação faz parte de uma parceria que a Instituição mantém com o poder público do município e prevê que o estágio em atenção básica seja realizado na Secretaria Municipal da Saúde e na Unidade de Saúde, o que proporciona uma formação abrangente, além de beneficiar a comunidade no que tange à ampliação das possibilidades de atendimentos de enfermagem.

Segundo a professora Jeanice de Freitas Fernandes, que orientou os estudantes na atividade, o estágio de saúde pública oportuniza ao estudante do curso técnico em Enfermagem o desenvolvimento de habilidades, as quais são necessárias para a prática profissional. “Assim, essa atividade planejada e realizada pelas estudantes favoreceu a articulação do conhecimento científico com a prática vivenciada pelas agentes comunitárias de saúde em seu cotidiano de trabalho. Portanto, tanto as agentes de saúde quanto as alunas se beneficiaram desse momento educativo", destacou. 

As informações repassadas no encontro serão de grande utilidade e aplicabilidade na prática profissional, pois as agentes de saúde circulam por todo o município e conseguem orientar as famílias a respeito das medidas de prevenção e sobre sinais e sintomas que podem sugerir alterações e, consequentemente, buscar atendimento imediato. “Outras capacitações como essa devem ocorrer durante este semestre, conduzidas por diferentes grupos de estudantes, e sobre outros temas relacionados à saúde e sugeridos pelas próprias agentes comunitárias de saúde”, apontou a professora.