Integrado

A grandeza do Festival

11/11/2019

16:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

12ª edição do Festival de Cinema Integrado levou ao palco nove curtas-metragens produzidos por 108 estudantes. Melhores produções foram premiadas na última sexta-feira (8)

Em sua 12ª edição, o Festival de Cinema Integrado UPF quebrou recordes e ultrapassou as barreiras da escola. Promovido pelo Centro de Ensino Médio Integrado, mantido pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), o evento teve sua noite de gala na última sexta-feira, dia 8 de novembro, no Centro de Eventos da UPF. Ao todo, foram exibidos nove curtas-metragens, produzidos com o envolvimento de 108 estudantes do 2º do Ensino Médio, algo inédito nessas 12 edições. Também na mesma noite, o público conheceu os vencedores em 12 categorias – 11 premiações para os curtas e uma para o grupo merecedor do Troféu Solidariedade –, escolhidos por um júri composto por profissionais de diferentes áreas. A cerimônia contou com a presença dos estudantes e de seus familiares, além de professores e funcionários da escola. 

Além dos números, o Festival de Cinema deste ano teve outros motivos para comemorar. No mês de outubro, o projeto esteve entre os 10 selecionados no Prêmio RBS de Educação, em um universo que teve mais de 230 projetos inscritos. Para a idealizadora do Festival, professora Nara Marley Alessio, a 12ª edição mostrou o tamanho que o evento tem. “Ele saiu da escola, veio para o Centro de Eventos, saiu do Campus e foi para a cidade participar o Festival Escolar de Cinema, e, no momento da indicação ao prêmio, ele ganhou nosso estado. Então, o estado do Rio Grande do Sul ficou sabendo do Festival de Cinema Integrado UPF”, pontuou.

Para ela, foi ao mesmo tempo uma enorme surpresa e alegria, mas também um compromisso para os estudantes. Apesar disso, ela garante que eles deram conta do recado. “A dedicação deles é do tamanho da repercussão que nós temos recebido. Nós percebemos que nossos estudantes do Integrado têm feito uma caminhada de amadurecimento esplêndida e isso faz com que a gente também alcance uma maturidade maior. A gente vê esse envolvimento todo, vê a maturidade deles e a alegria, deles e das famílias, ao ver esse reconhecimento. Então, realmente é um ano bem especial”, completou. 

Experiência gratificante
Envolvimento confirmado pela estudante Gabrielly Scherer Bohme. Diretora do curta Eles e Uma, baseado no conto “Vinte e seis e uma”, do escritor russo Maximo Gorki, ela conta que o maior desafio foi manter a organização do grupo. “Nosso grupo era bem grande, então, o desafio era nos organizarmos. Foi bem complicado no início, mas a gente deu um jeito, se ajudando”, contou ela, que, em sua estreia como diretora, buscou abrir espaço para que todos participassem ativamente do trabalho, garantindo que o resultado final tivesse um pouco de cada um.  

O resultado deixou a estudante motivada. “Foi uma experiência muito boa e é muito gratificante, porque deu muito trabalho e é muito bom ver as pessoas ansiosas para assistir e querendo, de fato, ver o trabalho que a gente fez, interessadas. E também é muito gratificante ter a presença dos nossos professores, que nos ajudaram e trabalharam muito para que a gente conseguisse”, acrescentou. 

30 anos do Integrado UPF
O XII Festival de Cinema Integrado UPF também fez parte das comemorações dos 30 anos do Centro de Ensino Médio Integrado. Em seu discurso, o diretor da escola, professor Jonir Dalbosco, destacou o objetivo do Integrado UPF, que é o de promover a formação de sujeitos autônomos para compreender o mundo e nele atuar, com espírito crítico. “Compreendemos que só há processo de ensino e aprendizagem se houver felicidade. Acreditamos que esse seja o sentimento dos nossos estudantes em relação ao nosso querido Integrado UPF. Sentimento de pertencimento. E acreditamos que o Festival de Cinema desperta, nessa noite, esse sentimento, pois é uma noite de comemorar todo o processo de planejamento, organização, envolvimento e finalização de um dos eventos mais esperados pela comunidade escolar”, disse. 

Para Dalbosco, o Festival de Cinema é mais do que uma estratégia metodológica para encantar e despertar nos estudantes o desejo pela leitura. “O Festival é uma forma de os estudantes matarem a sede, pois, nesse tempo, eles beberam de várias fontes: da fonte das linguagens, da criatividade, do amadurecimento, da responsabilidade, da interação, da superação e do protagonismo”, finalizou.

Sobre o Festival
Desde 2008, o Festival de Cinema propõe aos alunos a transformação de textos literários em curtas-metragens. Originalmente, a atividade era desenvolvida pelos alunos concluintes, do 3º ano, e, a partir de 2017, passou a envolver os estudantes do 2º ano. A ação agrega as disciplinas de Literatura Brasileira, Redação, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola. A atividade é realizada em parceria com a Faculdade de Artes e Comunicação da UPF e também com os projetos de extensão Cinema e Literatura – Um Caminho para a Educomunicação e Ponto de Cinema.

Confira os premiados do XII Festival de Cinema Integrado:
- Melhor filme: Las Ruinas Circulares
- Melhor atriz: Laura Rossato (O caso do vestido)
- Melhor ator: Roberto Bordin (O homem que sabia javanês)
- Melhor roteiro: Las Ruinas Circulares
- Melhor direção: Os irmãos Dagobé
- Melhor direção de arte: Eles e uma
- Melhor cartaz: Os irmãos Dagobé
- Melhor ator coadjuvante: Luis Gelain (Os irmãos Dagobé)
- Melhor atriz coadjuvante: Luize Godoy (O caso do vestido)
- Melhor sonoplastia: Eles e uma 
- Melhor resenha: O tiro de pistola
- Troféu Solidariedade: Os irmãos Dagobé