Universidade

Evento aproxima a cultura senegalesa do ambiente universitário

18/11/2022

08:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Realizado pelo curso de Publicidade e Propaganda, Conex traz pesquisador e senegaleses para falarem sobre a vida e o cotidiano dos imigrantes desse país africano

A presença de senegaleses pelas ruas de Passo Fundo já é habitual há alguns anos, mas, geralmente, a comunidade local conhece pouco sobre essas pessoas. Essa curiosidade motivou o professor Dr. Frederico Santos dos Santos, da UPF, a estudar esses imigrantes em sua tese de doutorado. As impressões originárias desse estudo foram compartilhadas com estudantes e professores de Publicidade e Propaganda na noite de quinta-feira, 17 de novembro. A atividade integrou o primeiro Conex, evento organizado pelo curso, que apresenta conexões entre a área da comunicação e diferentes culturas.

Uma pesquisa imersiva

O professor Frederico realizou uma pesquisa etnográfica, na qual estudou a cultura e o comportamento cotidiano desse grupo social. O trabalho ocorreu entre 2018 e 2022, e foi uma verdadeira imersão: o professor residiu com senegaleses em Passo Fundo e no Senegal, onde conheceu os familiares dos imigrantes.

Durante esse período de convivência, conheceu as dinâmicas das famílias, participou de cerimônias religiosas e criou vínculos. “Convivi buscando compreender como eles constituem famílias distantes geograficamente por longos períodos. Como um senegalês que não volta há 5 anos para casa consegue manter os vínculos com essa família? Ele mantém os vínculos através da remessa de dinheiro, ligações e visitas”, exemplifica o professor.

Outro ponto de destaque, que inclusive consta no título da tese do Dr. Francisco, é a tèranga. Essa palavra, que pode ser traduzida como hospitalidade e honra, refere-se a um comportamento muito presente nessa cultura, que envolve confiança e apoio integral entre familiares, amigos e comunidades.

A pesquisa do professor Frederico se chama “Casa de tèranga: nomeações e materialidades da migração transnacional entre Senegal e Brasil”, e foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFSCar.

Conexões com a Publicidade e Propaganda

Para a coordenadora do curso de Publicidade de Propaganda, Dra. Lisiane Hermes, a intenção do Conex é mostrar caminhos diferentes do óbvio, inspirando os futuros profissionais. “Estamos acostumados a fazer projeções, olhar para grupos focais. A etnografia não é do nosso convívio, mas vemos essa possibilidade com bons olhos”, explica.

Lisiane conta que a intenção do Conex é trazer conexões globais, experiências em outros países e culturas, bem como atividades artísticas e culturais, enriquecendo a formação acadêmica.