Ensino

Um Instituto, várias áreas e muitas possibilidades de aprendizado

02/08/2022

11:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC) foi inaugurado oficialmente nesta segunda-feira, 1º de agosto

Em um momento histórico para a Universidade de Passo Fundo (UPF), foi realizada nesta segunda-feira, 1º de agosto, a primeira reunião de congregação do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC). O encontro, que oficializou a instalação da nova unidade de ensino, reuniu professores, a reitoria e também foi o momento de empossar os novos coordenadores dos 24 cursos que integram a unidade.

O IHCEC é marcado pela diversidade da formação humanística, científica, cultural e artística, com cursos de graduação que integram diversas áreas do conhecimento, sendo que alguns agregam bacharelado e licenciatura. O diretor eleito, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, realizou a abertura do encontro e desejou as boas-vindas a todos os professores.

“Estou feliz por estar aqui e compartilhar deste momento que não só é diferente, mas histórico: nossa primeira reunião de congregação do IHCEC. É muito bom olhar para este corpo docente e ver todo mundo animado, isso me fortalece”, disse.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin comentou sobre o processo desafiador vivido nos últimos quatro anos até chegar à nova configuração administrativa.

“Nós sonhávamos com mudanças e reformas há algumas décadas, mas foi nesse período que conseguimos concretizá-las, pensar juntos e chegar a esse novo modelo de governança, a esse novo desenho institucional que tem essa potencialidade e que a partir dos olhares diferentes fazem uma universidade ainda melhor, então é com muito entusiasmo que anunciamos esse novo momento. Tenho certeza que será bastante enriquecedor, com muitas possibilidades a partir dessa nova configuração que hoje começa a ser operacionalizada”, afirmou a reitora.

Participaram do encontro o pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dr. Antônio Thomé, que apresentaram as principais mudanças de cada pasta, além do presidente da FUPF, Luiz Fernando Kramer Pereira Neto.

IHCEC reúne diversidade de formação

Integram o IHCEC os cursos de Artes Visuais (L), Artes Visuais (B), Design de Moda (CST), Design Gráfico (CST), Filosofia (B), Filosofia (L), Física (L), Geografia (L), Geografia (Híbrido) (L), História (L), Jornalismo (B), Letras - Português e Espanhol (L), Letras - Português e Inglês (L), Matemática (L), Música (L), Música (B), Música Canto (B), Música Instrumento (B), Pedagogia (L), Pedagogia (Híbrido) (L), Publicidade e Propaganda (B), Química (B), Química (L) e Secretariado Executivo (B), além de cursos de especialização, mestrados e doutorados e programas e projetos de pesquisa e extensão.

Conheça os novos coordenadores:

Artes Visuais - Cassiano Cavalheiro Del Ré
Design de Moda - Dulcicléia Antunes
Design Gráfico (CST) - Daniel Confortin
Filosofia - Jelson Becker Salomão
Física - Alisson Cristian Giacomelli
Geografia - Luiz Marcelo Darroz
História - Marcos Gerhardt
Jornalismo - Bibiana de Paula Friderichs
Letras - Miguel Rettenmaier da Silva
Matemática - Maria de Fátima Baptista Betencourt
Música - Alexandre Saggioratto
Pedagogia - Luciane Spanhol Bordignon
Publicidade e Propaganda - Lisiane Caroline Rodrigues Hermes
Química - Ana Paula Harter Vaniel
Secretariado Executivo - Luiz Marcelo Darroz