Geral

UPF sedia cerimônia de premiação da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

04/07/2022

10:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Entrega das medalhas e certificados ocorreu na última sexta-feira (1º), no Centro de Eventos da UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, na última sexta-feira, 1º de julho, a cerimônia regional de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A atividade, realizada no Centro de Eventos da UPF, reuniu estudantes, familiares, professores e autoridades, que acompanharam a entrega das medalhas e certificados aos ganhadores.

Durante a cerimônia, mais de 80 estudantes foram premiados com medalhas de prata (16) e bronze (62). Os medalhistas de ouro (4) receberam o diploma de participação e receberão as medalhas durante a cerimônia nacional, ainda sem data e local definidos. Professores, escolas e secretarias da educação também foram reconhecidos pela dedicação e participação na OBMEP.

Participam da Olimpíada estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. A iniciativa visa estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, mostrando a importância da área para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

“A OBMEP é bem mais que distribuir prêmios, é promover o interesse do aluno pela ciência, é valorizar o trabalho do professor em sala de aula e ajudar no seu crescimento profissional. Isso traz consequências a eles e para toda a família. Parabéns aos premiados”, destacou a professora da UPF, Me. Neuza Oro, coordenadora da OBMEP na região Norte do estado do Rio Grande do Sul e organizadora do evento, ao pontuar que, além de ceder o espaço para a realização do projeto, a UPF apoia e incentiva o interesse ao estudo e pesquisas na área da matemática.

Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Assuntos Comunitários (VRPPEAC), Dr. Rogerio da Silva, o professor do curso de Matemática da UPF, Me. Dirceu Lima dos Santos, o coordenador do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC), professor Dr. Marcio José Miotto, a coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), Carine Weber, a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (15ª CRE), Juliane Bones, os professores Vanessa Pansera e Juliano Cavalcanti, representando a Secretaria da Educação de Passo Fundo, além de secretários municipais de educação, diretores e professores de escolas de 121 municípios participantes.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).