Cultura

Música Autoral ganha impulso no Norte do Rio Grande do Sul

01/09/2022

11:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: arquivo Música Autoral UPF

Produção audiovisual desenvolvida por estudantes de Jornalismo já gravou seis temporadas, valorizando a diversidade da cena local

Mesmo com a pandemia de Covid-19, quando as limitações do distanciamento social impuseram restrições, estudantes de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) conseguiram dar sequência às produções audiovisuais que envolvem compositores da região Norte do Estado. O projeto Música Autoral já fez circular nas redes sociais digitais 18 canções de diversos gêneros, incluindo samba, nativista, MPB, rock e rap.

A produção em série consolidou-se na cena cultural local, repercutindo entre músicos e público. A cada semestre, de dois a quatro compositores são convidados a produzir junto à universidade conteúdos planejados para se propagarem nas redes.

A Sexta Temporada foi lançada no YouTube
em junho de 2022

Há três anos, o Música Autoral beneficia tanto alunos quanto músicos da região, pois é uma forma dos acadêmicos aprenderem na prática a atuação jornalística no entretenimento, além de divulgar o trabalho dos artistas no YouTube.

Participante da 1ª temporada, o compositor passo-fundense Seu Lopes aproveitou o convite para cantar uma composição inédita, “Sou Negro”, gravada no Laboratório de Tecnologias Audiovisuais (LabTec) UPF em 2019. “Enviei o material mas pensei que não tinha sido recebido, e para minha surpresa o pessoal do Jornalismo da UPF me ligou”, comenta Seu Lopes, que ganhou destaque na cena musical, realizando mais shows desde a gravação.

Produção seriada

O coordenador do projeto, professor Me. João Vicente Ribas, tem uma vivência ligada à cena musical da região de Passo Fundo e já trabalhou na TVE, em Porto Alegre, emissora que possui forte produção de conteúdo audiovisual ligado à cultura e à música. “Trabalhando com a primeira turma em 2019, a gente acabou chegando à conclusão de fazer uma produção seriada voltada à música, em que conseguíssemos dar conta dos objetivos da disciplina, produzindo informação, trabalhando todas as mídias possíveis e envolvendo a comunidade”, relembra o professor. O projeto é desenvolvido na disciplina de Laboratório de Convergência III – Transmídia.

Desde o início do Música Autoral, o projeto cresceu e passou por mudanças, principalmente nas redes sociais. “No início do projeto nem o Instagram tinha estourado ainda. A turma refletiu sobre onde estavam a maioria das pessoas nas redes sociais e para quais delas a gente desejava comunicar. Naquele semestre, em 2019, chegamos à conclusão de que a maioria estava ainda no Facebook”, explica Ribas.

Na segunda turma, foi criado um perfil no Instagram, pois a plataforma estava crescendo cada vez mais. Já o YouTube é o eixo principal do projeto, para onde vão os vídeos musicais e os documentários. A plataforma proporciona interações entre os usuários, mas também é o lugar onde se arquivam os vídeos e a ferramenta que propicia que esses vídeos sejam propagados.

Na última temporada lançada, a novidade foi o podcast, em que os compositores conversam sobre suas carreiras e a cena artística da região, disponível no Spotify.

Música Autoral em números

O desejo de ter uma música própria gravada e divulgada para todos na internet, com produção qualificada, tem movimentado a cena da região Norte do Estado. Ao longo das seis edições do Música Autoral, mais de 100 compositores já se inscreveram para participar do projeto.

Kauu Camargo, cantora e compositora
participante da 3ª temporada

Quase 15% ainda não haviam lançado nenhum material artístico e viram uma chance para dar o pontapé inicial na carreira, enquanto 56 artistas já publicaram algum trabalho no YouTube e 40 deles utilizaram o Spotify para lançar suas músicas.

A diversidade de gêneros musicais é percebida nas inscrições e é um dos diferenciais do projeto. No rock, a maior parte dos músicos dedica seu tempo e seu trabalho. Mais de 25% dos músicos inscritos têm o ritmo musical como o carro chefe da sua carreira. Outros 21% escolheram a MPB, e mais de 9%, o rap.

Nova temporada no ar

A sétima temporada do Música Autoral já está sendo produzida, para ser lançada no segundo semestre de 2022. Acompanhe as redes do projeto para ficar por dentro de todas as informações.