Cultura

Música Autoral anuncia músicos selecionados para a 7ª temporada

12/09/2022

09:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo Música Autoral

Intitulada como “A volta dos que não foram”, a sétima temporada do projeto do curso de Jornalismo da UPF deu preferência aos músicos já inscritos nas temporadas anteriores

A sétima temporada do Música Autoral escolheu quatro artistas entre os que já haviam se inscrito em edições anteriores do projeto, e que não haviam sido selecionados, para participar desta edição. A temporada, intitulada como “A volta dos que não foram”, vai produzir conteúdo audiovisual com quatro artistas da região de Passo Fundo: Virgínia do Além, Seu Duarte, Ana Zordan e Ravi Moore. O trabalho será desenvolvido pela turma do 9º nível do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). A realização é da disciplina Laboratório de Convergência III - Transmídia, ministrada pela professora Me. Nadja Hartmann.

No projeto, músicos divulgam seu trabalho

A escolha dos compositores aconteceu em duas etapas. Um primeiro contato com os mais de 100 inscritos, que até então não haviam sido escolhidos pelas outras edições, solicitou um vídeo de uma composição autoral juntamente com o preenchimento de um formulário. Finalizada esta etapa, os acadêmicos fizeram uma seleção dos candidatos, através de uma entrevista on-line, e foram escolhidos os quatro participantes da sétima edição.

O projeto se propõe a gravar um vídeo de uma música autoral do artista, realizar um ensaio de fotos produzidas pelos estudantes, além de participar do podcast do projeto. Os compositores escolhidos Virgínia do Além, Seu Duarte, Ana Zordan e Ravi Moore são todos residentes de Passo Fundo. De acordo com a professora Nadja Hartmann, essa é uma grande oportunidade para os músicos compositores da região divulgarem o seu trabalho e, ao mesmo tempo, para os alunos, que, por meio do projeto, vivenciam o jornalismo cultural na prática e ainda em uma perspectiva transmídia, trabalhando os conteúdos em diferentes formatos. 

O que é o Música Autoral UPF
O projeto é realizado por acadêmicos do 9º nível do curso de Jornalismo da UPF, na disciplina de Laboratório de Convergência III - Transmídia, ministrada pela professora Nadja Hartmann e conta com o apoio do Núcleo Experimental de Jornalismo (Nexjor) e da Rádio UPF. 

Idealizado pelo professor Dr. João Vicente Ribas, o Música Autoral UPF teve início em 2019 e, desde então, foram 18 artistas/grupos que participaram do projeto. Entre os gêneros musicais já explorados estão o pop rock, MPB, samba, rap, nativista, e outros.  

Mais informações podem ser consultadas nos perfis do Música Autoral UPF no Instagram, no Facebook, no Spotify e no YouTube.