Ensino

Lançada a revista “Entre Jornalismo e Artes”

19/08/2022

17:01

Por: Nexjor

Fotos: Cassiê Becker/Nexjor

Publicação conjunta dos cursos de Jornalismo e Artes Visuais reúne artigos e trabalhos de alunos e professores

Uma revista interdisciplinar para ser lida e para ser sentida. Pode ser apreciada por seus textos ou pelas suas obras de arte. Em 42 páginas, reúne jornalistas, artistas e, sobretudo, alunos dos cursos de Jornalismo e Artes Visuais. A publicação começou a ser idealizada ainda em 2020, durante a pandemia e as discussões sobre a reforma curricular dos cursos que faziam parte da antiga FAC – Faculdade de Artes e Comunicação. Nasceu de uma necessidade de fortalecer a interdisciplinaridade das graduações, criando algo perene, onde os cursos podem se ver e ser vistos. Por isso, o nome “Entre Artes e Jornalismo”, pois está entre as duas áreas, e ao mesmo tempo, convida a todos para entrar nesse universo. 

O lançamento, no átrio do prédio D2 na noite de quinta-feira (18/8), contou com a presença de alunos, professores, dos coordenadores dos cursos de Artes Visuais, Cassiano Del Ré, e Jornalismo, Bibiana Friderichs, e do diretor do IHCEC, Luiz Marcelo Darroz, que falou sobre a importância de iniciativas conjuntas que fortaleçam o protagonismo dos alunos.

Para os idealizadores da revista, professores João Vicente Ribas e Luciane Campana, a publicação é resultado de um trabalho em equipe, que contou ainda com a participação do Nexjor – Núcleo Experimental de Jornalismo e do projeto de extensão Agência de Artes Visuais. O projeto gráfico foi assinado pelo funcionário do Nexjor, jornalista Marcus Freitas, e pelo professor Fábio Rockenbach. O Conselho Editorial é formado pelos professores Bibiana Friderichs, Fabiana Beltrami, Fábio Rockenbach, João Vicente Ribas, Luciane Campana Tomasini, Maria Joana Chaise, Marilei Dal Vesco e Nadja Hartmann. 

A primeira edição traz artigos e trabalhos sobre temas diversos, como afrofuturismo, arqueologia, modernismo, arqueologia, cinema, pandemia, além de uma entrevista especial com o destacado artista Walmor Corrêa.

A revista digital pode ser conferida no link.