Pesquisa e Inovação

PPGH/UPF promove Workshops de Pesquisa

05/05/2022

14:09

Por: Assessoria de Imprensa

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) promove, nos dias 12 e 13 de maio, os Workshops das Linhas de Pesquisa, com o objetivo de socializar e debater diversos temas. As atividades são voltadas aos estudantes do PPGH, aos pós-graduandos Minter FCR/UPF e aos demais interessados.

Programação

Linha 1 – Política e Relações de Poder
12/05 – 9h: Desafios da pesquisa e da escrita biográfica para historiadores(as) – Dr. Benito Bisso Schmidt (UFRGS)
12/05 – 14h: História e Guerras: a história militar: metodologia e fontes – Dr. José Miguel Arias Neto (UEL)

Linha 2 – Economia, Espaço e Sociedade
12/05 – 14h: Terra, trabalho e resistência na fronteira agrária: história dos “povoadores nobres” em Guarapuava (Século XIX) – Dr. Fábio Pontarolo (UFFS)

Linha 3 – Cultura e Patrimônio
13/05 – 14h: Lugares de memória: patrimônio e identidade – Dr. Ronaldo Colvero (Unipampa/UFPel)
13/05 – 19h30min: Questões identitárias na pesquisa em Estudos Culturais – Dra. Ana Carolina Escosteguy (UFSM)

Inscrições

Os estudantes do PPGH receberão o link de acesso por e-mail. Os demais interessados deverão solicitar inscrição com os coordenadores de cada linha de pesquisa: Política e Relações de Poder - professora Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel (analuiza@upf.br); Economia, Espaços e Sociedade - professor Dr. Marcos Gerhardt (marcosgerhardt@upf.br); Cultura e Patrimônio - professora Dra. Jacqueline Ahlert (ahlert@upf.br).

O Workshop das Linhas de Pesquisa faz parte das atividades programadas do PPGH e ocorre semestralmente. Mais informações sobre o Programa em www.upf.br/ppgh.