Universidade

Arquivos, memórias e histórias: Espaço Sense recebe exposição do Arquivo Histórico Regional

07/06/2022

08:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Exposição integra programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos e ficará à mostra até o dia 26 de junho

Anotações, cadernos, livros, móveis, fotografias. Muitos são os objetos que marcam a atuação humana e permitem conservar os laços entre o presente e o passado. São memórias que podem ser acessadas por meio do principal centro de documentação da Universidade de Passo Fundo (UPF), o Arquivo Histórico Regional (AHR). Até o dia 26 de junho, o AHR realiza a mostra “Arquivos, memórias e histórias”, no Espaço Sense UPF, que está localizado no Centro de Convivência, Campus I. 

A exposição integra a programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos. Durante a mostra, o público poderá conferir acervos privados de Nicolau Vergueiro, além de edições do jornal O Nacional e outros jornais da região, fotografias diversas de Passo Fundo, da UPF e de acervos privados.

Criado em 1984, o AHR custodia arquivos públicos, sociais, institucionais e pessoais, além de coleções, que são compostas por diversos documentos. O Arquivo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UPF e ao curso de graduação em História e serve de local de guarda, conservação, restauro e, sobretudo, de laboratório para pesquisadores da cidade e região, vetor para a produção do conhecimento.

Espaço Sense UPF

O Espaço Sense UPF foi criado para mostrar o que é produzido durante os processos de formação dos diversos cursos da Instituição. Para a utilização deste espaço, os interessados em tornar públicas suas produções podem preencher o formulário disponível aqui, descrevendo o conteúdo, a ideia de disposição dos materiais, e demais informações pertinentes à exposição.