Ensino

Docentes da UPF contribuem para obras em homenagem à trajetória de Elli Benincá

02/09/2022

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Livros foram lançados na terça-feira, 30 de agosto, durante evento on-line

Colaborar com o processo educacional de Passo Fundo e região foi um dos principais objetivos do padre e professor Elli Benincá. Diretor do antigo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) entre 1974 e 1985, e, também, docente da Faculdade de Educação (Faed/UPF), Benincá teve grande participação na consolidação da UPF como referência no ensino no norte do Rio Grande do Sul. 

Em sua homenagem, as obras “Itepa Faculdades: 40 anos refletindo sobre EvangELLIzação” e “Formação de Educadores-pesquisadores: contribuição de Elli Benincá” foram lançadas na quarta-feira, 30 de agosto, durante cerimônia on-line com participação dos também professores da UPF,  Me. Daniela de David Araújo e Dr. Cláudio Dalbosco. Os livros foram organizados pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades, instituição da qual Benincá foi o primeiro diretor. 

Co-organizador e autor da obra “Formação de Educadores-pesquisadores: contribuição de Elli Benincá”, o professor dr. Telmo Marcon, docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/UPF), aponta que mensurar as contribuições de Benincá não é uma tarefa simples. “Prova disso são as várias produções que estão sendo feitas a respeito da sua contribuição como pessoa, professor, pesquisador, gestor, padre, na pastoral, espiritualidade, etc. Há um conjunto expressivo de professores que atuaram ou ainda atuam na UPF que foram profundamente influenciados por Benincá na formação acadêmica, ética, política e pedagógica”, ressalta. 

Segundo Marcon, Benincá destacava-se pela sua habilidade em tratar conflitos de forma respeitosa e democrática, demonstrando, também, a sua grande dimensão pedagógica. “São múltiplas as dimensões que podem ser destacadas como bem traduzem os dezesseis artigos e os onze depoimentos nas mais de 400 páginas do livro. Estar junto com ele e trabalhar com ele, como foi minha experiência e de tantos outros, foi muito gratificante. A gestão era sempre compartilhada e visava inserir novos personagens nos cenários administrativos e políticos”, conta o docente. 

O lançamento pode ser assistido pelo link.