Minicursos

Desenvolvimento de jogos narrativos de forma descomplicada (8h)
Google Meet dia 10/11/2020 Horário: 8h30 às 11h30 e 14h às 17h

Ministrante: Cássio Fernandes Lemos da Universidade Franciscana (UFN) - Professor do curso de Jogos Digitais da Universidade Franciscana. Designer gráfico, organizador da Game Jam Santa Maria, maratona de desenvolvimento de jogos.
Sobre o curso: Conhecer o framework Twine de desenvolvimento de narrativas multiformes, Criar um jogo narrativo, será abordado o que são narrativas multiformes, Jogos narrativos, adventure, point and click,  Introdução ao Twine e lógica de desenvolvimento, Criação de um jogo narrativo. Os jogos podem ser aplicados em diversas áreas do conhecimento, do ensino ao entretenimento. Assim, o mini curso oferece a possibilidade de desenvolver habilidades nos participantes para colocarem em prática suas ideias, criando jogos narrativos que facilmente podem ser disponibilizados como conteúdos interativos.


Gestão da sala de aula: Conhecimentos, habilidade e atitudes (4h)
Google Meet dia 10/11/2020  Horário: 8h30 às 11h30 (1ª edição)
                                                               4h às 17h (2ª edição)

Ministrantes: Profa. Dra. Rosani Sgari, psicóloga, professora do curso de Psicologia da UPF e Profa. Angelita Vanessa Scottá, Coordenadora do Núcleo de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Passo Fundo. 
Sobre o curso: A gestão da sala de aula é uma importante atribuição do trabalho do professor que contribui diretamente na eficiência do aprendizado do aluno, e para isso é necessário que o professor desenvolva um conjunto de competências interpessoais para desempenhar esse trabalho, com conhecimento, organização e eficácia nas relações interpessoais. Objetivo do minicurso é analisar e refletir sobre esse lugar privilegiado para construir conhecimento, que é a sala de aula, ressaltando a importância de conhecer o perfil da turma e dos alunos, bem como a sugestão de propostas metodológicas para o trabalho em diferentes espaços formativos. Gerenciar sala de aula não diz respeito apenas à disciplina das turmas, que, sem dúvida, é um problema crítico. Diz respeito, também, à gestão dos procedimentos rotineiros que, se mal elaborados, executados e monitorados levam a maus resultados no processo de ensino-aprendizagem. Ainda objetiva oferecer ao professor subsídios teóricos e práticos para a sua capacitação e atualização, além da administração da sala de aula de forma eficiente e com bons resultados.


O uso do cinema e da literatura como fontes para a pesquisa histórica (4h)
Google Meet dia 10/11/2020 Horário: 8h30 às 11h30 

Ministrantes: Janaína Júlia Langaro e Mônica Abramchuk (Mestrandas PPGH/UPF)
Sobre o curso: O objetivo principal tecer de forma interdisciplinar as relações entre cinema, literatura e história. Pensando o cinema e a literatura como fontes históricas e aplicando metodologias de pesquisa passíveis de serem usadas em sala de aula. Esse minicurso se propõe a abrir um espaço de estudo e diálogo sobre fontes históricas relativamente recentes como o cinema e a literatura. Para isso serão utilizados textos de apoio, exemplos de filmes e narrativas literárias onde ficará visível a ligação entre essas fontes e a construção do conhecimento histórico.


Imigração e Cinema (4h)
Google Meet dia 10/11/2020  Horário: 8h30 às 11h30 

Ministrantes: Carla Cristine Spies Stallbaum e Carlise Schneiders (Mestrandas PPGH/UPF)
Sobre o curso: O minicurso pretende abordar a temática da (i)migração na produção cinematográfica, Introduzir os conceitos de imigração, refúgio e exílio, Interpretar obras cinematográficas à luz das discussões historiográficas sobre migração e imigração, Associar (i)migração e trabalho como categorias interligadas, Pensar as (i)migrações no contexto pandêmico, de crise do capitalismo e sociedades digitais, Compreender as diferentes modalidade de (i)migração e os efeitos heterogêneos oriundos desses processos.  A temática do minicurso aqui proposto se justifica pela permanente atualidade do tema em questão, já que os processos de locomoção são inerentes ao ser humano. Após a instalação dos Estados-nação, da proteção de fronteiras e dos nacionalismos, as (i)migrações se tornaram um assunto sempre em pauta nos Estados. Além dos movimentos humanos internacionais, os sujeitos também se movimentam internamente, esses processos são normalmente atrelados ao trabalho. Dessa forma, pensar os processos de (i)migração se faz necessário pelo grande impacto que estes têm, tanto para os (i)migrantes em si, quanto para a sociedade receptora destes sujeitos. Através da análise das obras audiovisuais é possível identificar as representações dos imigrantes na produção cinematográfica, de forma direta e indireta, mas que à luz da historiografia podem ser úteis na análise desses processos, apresentando assim, diversos olhares sobre o sujeito migrante e sua inserção (ou não) na sociedade de destino.


A Imprensa em sala de aula – possibilidades de uso a partir de acervos digitais (4h)
Google Meet dia 11/11/2020  Horário: 8h30 às 11h30
 
Ministrante: Prof. Dr. Marcelo Vianna (UNISINOS – IFRS)
Sobre o curso: A proposta desta oficina é destacar possibilidades do Ensino de História através de jornais e revistas que se encontram em acervos digitais. A oficina envolverá: uso dos acervos de Imprensa na pesquisa histórica; estratégias de localização e exploração de acervos digitais; propostas de trabalho em sala de aula a partir do processo de identificação, contextualização e interpretação das fontes; temáticas a serem exploradas e propostas pelos participantes.


Jogos eletrônicos e suas potencialidades: sala de aula como campo de alteridade (4h)
Google Meet dia 11/11/2020 Horário: 8h30 às 11h30 
Ministrante: Antonio Augusto Zanoni (Mestrando PPGH UPF), Marcos Vinícius Paludo Festa (Mestrando PPGH UPF) e Lênin Pereira Landgraf (PPGH UFPel)
Sobre o curso: 1. Enfatizar o cotidiano do aluno e sua possível ligação com os jogos eletrônicos no seu tempo extra-classe. 2. Pensar os jogos eletrônicos como forma de ensinar tanto a disciplina de História quanto estimular o pensamento crítico dos estudantes. 3. Usar de alguns exemplos para dar imagem as possibilidades.