Home

A história do Hospital Veterinário e a do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo andam juntas e seu início começou a ser escrito em 1986, com a proposta de criação do curso de graduação. 

A ideia de oferecer o curso, inédito na metade Norte do Rio Grande do Sul, encontrou força na perspectiva de desenvolvimento do agronegócio, da agroindústria e da indústria leiteira  na região;  valeu-se também  da estimativa de crescimento do interesse pela área pet e pela valorização dos animais de estimação; expressou  a intenção de oferecer oportunidades de atualizações aos profissionais da área , disponibilizando a esses a infraestrutura necessária ao  desenvolvimento das áreas clínica e cirúrgica. 

Como todo movimento precursor, a criação do curso de Medicina Veterinária percorreu um longo caminho. Para ser aprovado pelo Ministério da Educação, era fundamental que a Universidade dispusesse de estrutura para as disciplinas iniciais, uma área de produção e um hospital veterinário.