Universidade

Setor de Análises Clínicas Veterinária da UPF: a serviço do bem-estar animal

30/04/2021

17:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Análises laboratoriais são realizadas para diagnóstico e prevenção de doenças em animais domésticos, ruminantes e silvestres

Você sabia que a Universidade de Passo Fundo (UPF) possui um Laboratório de Análises Clínicas Veterinária? Pois é, o espaço foi rebatizado em 2018 como Setor de Análises Clínicas Veterinária (SACVET), mas ele iniciou suas atividades há 20 anos com a inauguração do Hospital Veterinário da UPF. O Laboratório realiza análises de amostras de sangue, urina, fluidos corpóreos (efusões cavitárias liquido sinovial, liquido cerebroespinhal) e citológicos.

O Laboratório atende principalmente a demanda interna do HV na realização de exames complementares de auxílio diagnóstico para cães, gatos, equinos, ruminantes e animais silvestres. “Como os nossos pacientes não falam e muitas vezes os sinais clínicos de muitas doenças são extremamente semelhantes e inespecíficos, é de suma importância utilizar-se de exames complementares, juntamente com os sinais clínicos observados no exame do paciente, para um diagnóstico mais preciso, bem como a instituição de uma terapia mais adequada para o caso”, explica o coordenador do SACVET, professor Dr. Marcio Machado Costa. 

Segundo o professor, assim como na medicina humana, exames como hemograma; bioquímica sanguínea para avaliação hepática, renal, pancreática, nutricional e metabólica; urinálise e avaliação de outros fluidos corpóreos; ou, ainda, citologia de lesões, nódulos ou massas também podem ser empregados nos animais, beneficiando os pacientes com diagnósticos mais precoces. “Muitas vezes esse diagnóstico precoce garante uma maior longevidade para os animais”, afirmou Costa.  

Setor de Análises Clínicas Veterinária realiza exames que promovem o diagnóstico e a prevenção de doenças

Para o professor é importante a realização de exames de auxílio diagnóstico não só para os pacientes que já apresentam doença, mas também como checkup anual de animais saudáveis, como já acontece com os seres humanos. “Dessa forma, muitas doenças ainda não identificadas clinicamente poderiam ser diagnosticadas de forma inicial, oportunizando um tratamento mais precoce, melhorando a qualidade de vida desses animais”, disse.

Suporte para o ensino
O SACVET dá suporte para diversas disciplinas do eixo profissional do curso de Medicina Veterinária da UPF, tais como Clínica Médica de Pequenos Animais, Anestesiologia Veterinária, Técnica Cirúrgica, Clínica Médica de Animais Silvestres, Patologia Cirúrgica, Clínica Médica de Ruminantes, Clínica Médica de Equídeos, Clínica Cirúrgica e Ortopedia e Traumatologia Veterinária. 

Além disso, também promove a formação continuada na modalidade Residência, oportunizando rotina laboratorial e treinamento em serviço para médicos veterinários residentes, oportunizando uma extensiva e diversificada rotina. “ O Setor beneficia alunos de graduação e pós-graduação no desenvolvimento de projetos de pesquisa em nível de iniciação científica e mestrado, uma vez que o docente responsável é professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp) ”, disse Costa. 

Rubia Schallenberger da Silva é residente no Laboratório

A oportunidade de desenvolver conhecimento na rotina do laboratório é ressaltada pela residente do Programa de Residência Profissional e Integrada em Medicina Veterinária, Rubia Schallenberger da Silva. “Acredito que o laboratório proporciona muita prática, muita responsabilidade e crescimento profissional. Para mim está sendo muito válida a experiência e ainda tenho mais dois anos praticamente pela frente, então estou bem feliz por estar aqui”, disse. 

Bruno Webber Klaser já foi estagiário e bolsista de Iniciação Científica, na graduação, e hoje atua como residente do Programa no laboratório, destacando o aprendizado que integra a teoria e a prática. “Dentro da área laboratorial, há uma ampla busca por conhecimento, principalmente relacionando com a pesquisa, assim, uma vez que estamos vinculados a uma instituição como a UPF, isso auxilia bastante na nossa formação profissional”, destaca. 

Serviços

Setor atende principalmente demanda interna do HV

Os serviços oferecidos pelo SACVET-UPF abrangem as áreas de:
Hematologia (hemograma, contagem de reticulócitos, fibrinogênio e mielograma)
Hemoterapia (prova de compatibilidade sanguínea)
Hemostasia (contagem de plaquetas e coagulograma)
Bioquímica clínica (perfis bioquímicos para avaliação de função hepática, renal, pancreática, nutricional e metabólica)
Análise de fluidos corpóreos (urina, efusões cavitárias, líquido sinovial, liquido cefalorraquidiano)
Citologia por agulha fina, para triagem de nódulos ou massas.

Saiba mais
Para obter mais informações sobre as análises laboratoriais entre em contato com a Secretaria do HV da UPF pelo telefone (54) 3316-8163 ou e-mail hv@upf.br. Para informações específicas sobre coleta e encaminhamento de exames para o SACVET-UPF, ligue (54) 3316-8474. 

O Setor de Análises Clínica Veterinárias conta com os seguintes profissionais:
Professor Dr. Márcio Machado Costa – responsável pelo SACVET-UPF (atua como docente do curso de graduação em Medicina Veterinária, tutor do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária, e docente permanente do PPGBioexp)
Médico Veterinário Bruno Webber Klaser – Residente de segundo ano (R2) em Patologia Clínica Veterinária
Médica Veterinária Rúbia Schallenberger da Silva – Residente de primeiro ano (R1) em Patologia Clínica Veterinária
Biólogo Felipe Lazaro Alves – Laboratorista
Victor Cavagnoli – Graduando do curso de Medicina Veterinária, estagiário remunerado do setor.