Histórico

O projeto internacional Climate-U – Transformando Universidades para as Mudanças Climáticas – é um projeto de pesquisa que visa explorar o papel que as universidades podem desempenhar na abordagem da crise climática em seus territórios e como sua contribuição pode ser impulsionada.

O projeto é financiado pelo UK Research and Innovation , órgão britânico de suporte à pesquisa, como parte do Global Challenges Research Fund  (ESRC funding), que apoia pesquisas para enfrentar os desafios vivenciados nos países em desenvolvimento. Neste sentido, é uma parceria entre o Reino Unido com outros quatro países: Brasil, Quênia, Moçambique e Fiji.

A universidade líder do projeto é a University College London (UCL). No Brasil, a Universidade de Passo Fundo (UPF) foi convidada a coordenar o projeto, que envolve também a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

A principal ação deste projeto em cada uma das universidades é o desenvolvimento de uma Pesquisa Ação-Participativa para promover aprendizado e transformação social, envolvendo a comunidade local como parte do processo de pesquisa. 

Na Universidade de Passo Fundo, a Proposta de Implementação de Green Office é um resultado prático da Pesquisa Ação-Participativa do Projeto Climate- U.

INSCREVA-SE