Geral

Saúde do trabalhador é destaque no 3º Mipat

09/08/2017

18:14

Por: Jéssica França

Fotos: Gelsoli Casagrande/ Jéssica França

Palestras e oficinas são realizadas no Mês Interno de Prevenção de Acidente de Trabalho promovido pela Fundação Universidade de Passo Fundo

A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) iniciaram nesta quarta-feira, dia 9 de agosto, o 3º Mês Interno de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Mipat) e a 28ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A abertura do evento foi realizada no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contáveis (Feac), reunindo funcionários e estagiários remunerados da Instituição. Com o tema “Segurança e saúde: conscientização em primeiro lugar”, a atividade conta com a colaboração do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da Seção de Desenvolvimento de Pessoas da Divisão de Recursos Humanos e da Agência de Comunicação e Marketing (Agecom).

O encontro contou com o espetáculo “Por uma vida segura”, realizado por Carlinhos Tabajara e Tiago Casca, que, por meio do teatro, apresentaram situações perigosas e ações de prevenção vistas no cotidiano do mercado de trabalho. De acordo com o diretor administrativo financeiro da UPF, José Luis de Freitas, o encontro proporciona um momento de reflexão, pois são vidas de profissionais, de familiares e milhares de alunos que estão relacionadas com a Universidade.

Segundo o coordenador de Recursos Humanos, Aislan de Andrade Freitas, o evento busca promover o cuidado com a saúde. “Quando falamos em segurança, não estamos falando somente da segurança no ambiente de trabalho, mas da segurança na vida das pessoas, e, com isso, da saúde mental, física e financeira. As atividades pensadas para a Mipat trabalham com cada saúde para que se tenha qualidade de vida e um bom ambiente de trabalho”, destacou.

Trabalho coletivo

A conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho e a preocupação com a qualidade de vida do trabalhador foram assuntos destacados pelo presidente da Cipa, Angelo Bonaldo Dalmut. “A previsão por lei é que sejam realizadas atividades durante uma semana. A UPF optou por realizar durante um mês, o que denota a importância que a Universidade dá para essa atividade e a preocupação com os trabalhadores de diferentes setores”, ressaltou.

O professor da UPF José Eurides Alves de Moraes proferiu a palestra “Comportamento Seguro no Trabalho”, explicando sobre a importância das ações coletivas, integrando ações estratégicas entre a empresa e a equipe de trabalho em prol da qualidade de vida e da segurança. “Se permanentemente realizarmos o trabalho de política de prevenção, a gente muda a cultura”, afirmou.

Ao fim do encontro, foi realizado um sorteio, e os funcionários Higor Gabriel Danelli Macedo e Sabrina Gomes de Oliveira receberam premiações.

Inscrições

As inscrições para as palestras e oficinas do 3º Mipat estão abertas e devem ser realizadas pela intranet, no link Recursos Humanos, em Cursos Internos. Ao longo do mês de agosto, serão ministradas oficinas sobre o cuidado na alimentação, educação financeira, primeiros socorros e cuidados com o meio ambiente, entre outros temas.

No dia 16 de agosto, será realizada a palestra “Finitude e valor da vida”, ministrada pela professora Ciomara Ribeiro Benincá. No dia 31 de agosto, a atividade “Roda de conversa: repensando nossa qualidade de vida” será conduzida pelos professores Cristiane Barelli e Nelson João Tagliari e por Luciana Inês Decarli.