Fundação UPF

Professor Alexandre Augusto Nienow assume a coordenação da RPPN/UPF

25/09/2019

19:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

A Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN/UPF) tem novo coordenador. O professor Dr. Alexandre Augusto Nienow, doutor em Agronomia e mestre em Fitotecnia, assume a coordenação da RPPN, função exercida até então pelo professor Dr. Jaime Martinez. A divulgação do novo coordenador ocorreu na tarde desta quarta-feira, 25 de setembro, na FUPF, momento no qual o presidente da FUPF, Me. Luiz Fernando Pereira Neto, e o vice-presidente, Me. Dirceu Lima dos Santos, também receberam as integrantes do comitê gestor da RPPN Aline Manfroi Soster, Dra. Claudia Petry, Me. Janaina Chaves Ortiz e Me. Maritânia Morgan Pavan. 

Sobre a RPPN
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) completou, no dia 31 de agosto, três anos de sua criação. Os 32,21 ha de florestas ciliares estão localizados ao longo do Arroio Miranda em área natural protegida. Ela é gerida por um comitê gestor formado por representantes de diversas unidades acadêmicas da Instituição, com suportes do Setor de Saneamento Ambiental (SSA) no monitoramento da qualidade das águas e de outras necessidades de gestão relacionadas a esse centro de custos, do Setor de Transportes para o apoio logístico dos estagiários e monitores, e do Setor de Ajardinamento para a manutenção das trilhas para o uso público. 
A reserva ainda conta com apoio do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e integra a Rede de Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul, um espaço para troca de experiências e fortalecimento dos territórios protegidos.